A Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes) promoveu, no sábado (23), um encontro com lideranças políticas, cooperativistas e representantes de entidades ligadas à agricultura familiar para tratar da situação da cadeia produtiva da laranja. O evento ocorreu no auditório da Unicafes, em Erechim.
O objetivo foi buscar alternativas concretas para fortalecer e valorizar a produção, assegurando renda para agricultores familiares e preservando a diversidade agrícola. Entre as propostas encaminhadas estão medidas a serem pleiteadas junto às três esferas de governo.
A Cecafes liderou o encontro em parceria com a Unicafes-RS, reunindo ainda cooperativas como Cocel (Marcelino Ramos), Cooperbem (Mariano Moro), Extremo Norte (Alpestre) e Coopsalzano (Liberato Salzano). Para as entidades, a união é essencial para evitar a perda de pomares e garantir a sustentabilidade da cadeia da laranja.
O encontro reforçou a necessidade de políticas públicas articuladas, ampliação da comercialização institucional e abertura de novos mercados, como forma de assegurar o futuro da produção de laranja e o fortalecimento da agricultura familiar na região.