Mais cinco ocupações com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) iniciam nesta segunda-feira (1º) a disputa na seletiva nacional WorldSkills 2025. As provas, que seguem até sexta-feira (5), ocorrem em São Paulo. Os competidores são William Stuelp Stölben, Thailher Andriws Ghedini da Silva, a dupla Guilherme Biz da Silva e Ygor Felipe Maltez Dutra, Bruno Homa dos Santos, Leonardo da Silva Dias e Pedro Lampert Gonçalves. Eles disputam, respectivamente, nas ocupações Mecânica Industrial, Mecatrônica, Soldagem, Instalações Elétricas e Tecnologia de Energia Verde.
A seletiva nacional é a etapa que define a delegação que representará o Brasil na WorldSkills International, em Xangai, na China, em setembro de 2026. Neste ano, o time gaúcho é formado por 20 competidores e 15 treinadores de mais de 15 unidades do estado, que disputam em 16 ocupações diferentes — as modalidades profissionais do torneio.
Na ocupação de Soldagem, o competidor Bruno dos Santos (Senai Erechim) terá o desafio de operar com segurança e precisão uma grande variedade de equipamentos para cortar e unir diferentes tipos de metais. Na prática, ele precisará preparar e finalizar uniões metálicas que são cruciais em uma vasta gama de indústrias.
A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo participantes de dezenas de países em provas que simulam desafios reais da indústria e do setor de serviços. Realizado desde 1950, o torneio promove o desenvolvimento de competências técnicas e valoriza o ensino profissional como motor de transformação social e econômica. A seletiva nacional é o primeiro passo rumo a Xangai, na China.