Ação rápida da Prefeitura de Erechim, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), resultou no resgate de dois cães da raça Shih Tzu vítimas de maus-tratos em Erechim. A intervenção só foi possível após uma denúncia feita pela comunidade.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, um filhote da mesma raça chegou a ser encaminhado com urgência a uma clínica veterinária, mas não resistiu aos ferimentos provocados pelo próprio tutor.
Durante a apuração, a DBEA identificou o responsável pelas agressões, que mantinha em casa, outros dois cães adultos, pais do filhote. Com apoio da Polícia Civil, e mediante mandado judicial, uma operação foi realizada na residência do suspeito, onde os animais foram encontrados em condições insalubres.
Os dois cães foram resgatados, receberam atendimento veterinário completo, banho e tosa, foram castrados e já estão acolhidos em novos lares, com famílias responsáveis e afetuosas.
Crime e punição
O tutor confessou as agressões e responderá criminalmente por maus-tratos com resultado morte, conforme prevê a Lei Federal 14.064/2020, que estabelece pena de até cinco anos de reclusão.
Cristiano Moreira reforça a importância da denúncia para combater a violência contra os animais. “Denuncie! A participação da comunidade é fundamental. Ao perceber sinais de maus-tratos, entre em contato com a DBEA pelo telefone (54) 99260-4910 ou procure a Delegacia de Polícia Civil. Juntos, salvamos vidas e garantimos dignidade aos nossos animais.”