Frente Parlamentar da Educação defende estacionamento diferenciado para professores do centro de Erechim

A iniciativa surge após reunião da Frente Parlamentar da Educação, realizada no dia 28 de agosto, quando os vereadores receberam demandas de professores das escolas Barão do Rio Branco, José Bonifácio, São José e Medianeira – todas localizadas no centro de Erechim.

12/09/2025 07h02 - Atualizado há 8 horas
Frente Parlamentar da Educação defende estacionamento diferenciado para professores do centro de Erechim
Divulgação Ascom Câmara de Vereadores

Na 32ª sessão legislativa desta semana, os vereadores Sandra Regina Picoli (PCdoB), Clarice Moraes (MDB), Ricardo Argenta (União), Carla Talgatti (Cidadania), Clairton Isidoro Balen (PT), Gustavo Zin Farina (Progressistas) e Lindomar Osmar Kossmann (União) apresentaram pedido de providências ao Poder Executivo para que seja realizado um estudo de viabilidade sobre a implementação de uma política municipal de tarifa reduzida, isenção de rotatividade e sistema de adesivos para estacionamento de professores no centro da cidade.

No documento encaminhado, os docentes pedem ao município condições diferenciadas de estacionamento, destacando que a atual forma de funcionamento do sistema rotativo compromete o exercício da profissão. Segundo eles, a proposta não traria prejuízos significativos à empresa concessionária do serviço, a Stacione.

 

Regulamento sugerido:

  • Público-alvo: Professores com vínculo ativo, efetivo ou temporário, nas escolas mencionadas, que utilizam veículo próprio para deslocamento.
  • Área de abrangência: Ruas com estacionamento rotativo pago em um raio de 200 metros das escolas citadas.
  • Horário de aplicação: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, durante o período letivo.
  • Benefícios:
  • Redução mínima de 50% na tarifa de estacionamento.
  • Isenção da obrigatoriedade de rotatividade no horário escolar.
  • Sistema de adesivos com identificação única para facilitar a fiscalização.

Os vereadores reforçam que a medida representa um apoio direto à valorização dos profissionais da educação, garantindo melhores condições de trabalho e permanência em sala de aula, sem prejuízos financeiros ou logísticos.

 


FONTE: Carla Emanuele / Câmara de Vereadores
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