Mais um passo foi dado rumo à concretização do tão esperado acesso asfáltico que ligará Entre Rios do Sul ao município de Cruzaltense. No dia 11 de setembro de 2025, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) emitiu a Licença Prévia de Instalação Ambiental (LPIA Nº 00418/2025), autorizando a pavimentação de um trecho de 19,62 km da ERS-483.
O trecho contemplado abrange obras de infraestrutura viária entre os dois municípios, prevendo a pavimentação asfáltica com Tratamento Superficial Betuminoso (CBUQ, TSD ou similar), instalação de drenagens, corte de vegetação nativa conforme critérios técnicos, além de estruturas de apoio como canteiros de obras, acampamentos e oficinas, respeitando as áreas permitidas e fora de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
A licença é válida até 11 de setembro de 2030 e marca o início de uma nova etapa para o projeto: a abertura do processo de licitação por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A expectativa da administração municipal é de que, com a licitação concluída, as obras possam ter início em breve, transformando a mobilidade e conectividade da região.