RS lança Programa Família Gaúcha para reduzir vulnerabilidades sociais após eventos meteorológicos
Participantes do Programa RS Seguro e que estão dentro dos critérios do Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Rio Grande do Sul foram priorizados.
19/09/2025 06h37 - Atualizado há 2 horas
Vitor Rosa/Secom
O governador Eduardo Leite lançou, nesta quinta-feira (18), o Programa Família Gaúcha, uma iniciativa voltada para reduzir as vulnerabilidades das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no RS. A proposta é acompanhar periodicamente mais de 10 mil famílias por meio de uma estrutura intersetorial com o intuito de promover a emancipação social.
O programa integra o Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite, é um programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Com um investimento de mais de R$ 120 milhões do Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande), a iniciativa será implementada em 92 municípios atingidos pelos eventos climáticos de 2024. Participantes do Programa RS Seguro e que estão dentro dos critérios do Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Rio Grande do Sul foram priorizados. O programa envolverá mais de 170 Centros de Referência de Assistência Social.
FONTE: Governo do RS / Imprensa