Egresso do Curso de Fisioterapia da URI é Professor e Pesquisador na Clemson University (EUA)
Dechristian França Barbieri também trabalha no Prisma Health Hospital, na cidade de Greenville, EUA.
30/09/2025 07h09 - Atualizado há 2 horas
Ascom URI
O Núcleo de Estudos em Fisioterapia da URI promoveu na terça-feira, 23, uma videoconferência com o diplomado do Curso, Dechristian França Barbieri, diretamente da Clemson University, nos Estados Unidos, que compartilhou com os acadêmicos sua trajetória desde a graduação até a consolidação da carreira profissional.
Durante a palestra, Barbieri relatou os desafios enfrentados ao longo do percurso, bem como as conquistas obtidas por meio do empenho em atividades acadêmicas e científicas. Ele destacou a importância de o estudante iniciar precocemente a escrita de artigos, participar de monitorias, congressos e grupos de pesquisa, além de em momento posterior à graduação buscar constante aperfeiçoamento por meio de programas de mestrado, doutorado e até mesmo pós-doutorado.
Outro ponto enfatizado foi a abertura de horizontes acadêmicos e profissionais por meio de intercâmbios internacionais. Segundo Barbieri, experiências em países como Suécia, Canadá e Estados Unidos lhe permitiram ampliar a sua formação, agregando novos conhecimentos e fortalecendo a atuação na área.
Atualmente, Dechristian é Professor pesquisador na Clemson University, na cidade de Clemson, bem como trabalha no Prisma Health Hospital, na cidade de Greenville, EUA. Também enfatizou que mesmo em períodos iniciais da jornada acadêmica algumas ações podem não fazer muito sentido, mas que com o passar do tempo, serão de suma importância para o enfrentamento de possíveis dificuldades.
Para a Coordenadora do Curso, professora Janesca Mansur Guedes, “com iniciativas como essa, o Núcleo de Estudos em Fisioterapia reafirma seu compromisso em aproximar egressos e acadêmicos, fomentando a troca de experiências e fortalecendo a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios contemporâneos da área da saúde”.
FONTE: Setor de Comunicação Social e Eventos URI Erechim