Intoxicação por metanol: PF vai investigar casos de bebida contaminada em SP e se há distribuição em outros estados
No sábado (27), a Secretaria de Defesa do Consumidor divulgou uma nota técnica para todos os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para tomarem cuidado com bebidas que pudessem estar contaminadas
01/10/2025 08h23 - Atualizado há 1 dia
Divulgação
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski , informou que a Polícia Federal abriu uma investigação para apurar a origem do metanol usado para batizar bebidas alcoólicas no estado de São Paulo , Segundo ele, é possível que essa rede de distribuição da substância atue também em outros estados.
Em São Paulo, já são pelo menos 22 casos entre suspeitos e confirmados . O governador Tarcísio de Freitas anunciou cinco mortes relacionadas ao consumo de metanol : uma já comprovada por bebida adulterada e outras quatro em apuração.
O Ministério da Saúde afirmou que, até o momento, não há sinais de novos casos. A Polícia Federal acrescentou que não foi identificada nenhuma marca ou importação específica ligada às ocorrências. Segundo o ministro, o "número elevado e inusitado" de intoxicações por metanol em São Paulo chamou a atenção porque foge do padrão, pois, normalmente, a ingestão da substância ocorre por pessoas em situações de vulnerabilidade.
FONTE: MSN Notícias