Governo descarta retorno do horário de verão em 2025, diz ministro de Minas e Energia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo federal está "completamente seguro" de que não será necessário retomar o horário de verão neste ano
15/10/2025 09h01 - Atualizado há 8 horas
Reprodução
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está "completamente seguro" de que não será necessário retomar o horário de verão neste ano. Segundo ele, o cenário atual garante estabilidade no fornecimento de energia elétrica no país.
Silveira destacou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que se reúne mensalmente, acompanha de perto a segurança energética nacional e a modicidade tarifária — princípio que assegura tarifas justas ao consumidor.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que, embora o Brasil tenha grande capacidade para gerar energia renovável, essas fontes são intermitentes por dependerem de fatores naturais. Para garantir estabilidade ao sistema elétrico, o governo aposta no uso de baterias para armazenar energia solar e eólica — o chamado “armazenar o vento”.
Diante desse cenário, o governo considera desnecessária a volta do horário de verão, mas garante que, se fosse preciso, teria "coragem absoluta" para retomá-lo.
FONTE: Agência Brasil