13/05/2022 às 12h04min - Atualizada em 13/05/2022 às 12h04min

Aplicação de veneno contra à dengue é realizada em mais de 190 locais em Erechim

Hoje, Erechim registra 1.116 casos notificados, 314 confirmados , 636 casos descartados, 166 em investigação

Prefeitura de Erechim - Imprensa -
Ascom

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, informa que as ações de combate ao mosquito da dengue devem ser sempre realizadas com base nas Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, para prevenção e controle de epidemias de dengue, publicadas pelo Ministério da Saúde. Entre estas diretrizes verifica-se a descrição de que existem equipamentos que podem ser empregados no controle de mosquitos adultos da dengue, como aqueles utilizados para a aplicação de inseticidas, através de pulverização.

Vale destacar que existe uma diferença bem importante entre o trabalho realizado pelos Agentes de Combate a Endemias, que realizam a pulverização com máquinas costais e o chamado “fumacê”, aplicado com equipamentos acoplados a um carro ou caminhão, realizado pelo Estado. O trabalho realizado pelo município não é o fumacê e sim a aplicação de veneno por pulverização em pontos específicos da cidade, principalmente com casos confirmados de dengue. Reforçando que, a utilização de fumacê fica a critério do Estado.

O uso desses equipamentos deve ser concomitante com as demais ações de controle, como as inspeções realizadas diariamente pelos Agentes de Combate a Endemias, inspeções para determinação de focos de dengue em períodos de epidemia e as mais diversas ações para eliminação de focos de proliferação de Aedes aegypti.

Essa recomendação deve ser rigorosamente observada, uma vez que o Aedes aegypti é um vetor domiciliado. Hoje, Erechim registra 1.116 casos notificados, 314 confirmados, 636 casos descartados, 166 em investigação e 1 óbito no ano de 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp