O governo americano classificou o cartel de los soles como organização terrorista,após este movimento representantes do governo do ditador Nicolas Maduro descreveram a situação como uma " Farsa ridícula ".
Afirmando ainda que recebem a decisão com firmeza e de forma categórica, alegando justamente o movimento ser uma farsa.
O movimento acirra ainda mais as posições militares dos Estados Unidos contra o regime venezuelano.