15/05/2022 às 16h09min - Atualizada em 16/05/2022 às 00h01min

Candidato de Renan Calheiros é eleito governador-tampão de Alagoas

O deputado estadual Paulo Dantas e o médico José Wanderley Neto, ambos do MDB, foram eleitos neste domingo pela assembleia legislativa

Metrópoles
https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/candidato-de-renan-calheiros-e-eleito-governador-tampao-de-alagoas

A Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu, na tarde deste domingo (15/5), o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) como novo governador do estado. Ele terá como vice o médico José Wanderley Neto (MDB).

A chapa, apoiada pelo senador Renan Calheiros (MDB), conquistou 21 votos, enquanto Davi Maia (União), Cabo Bebeto (PL) e Danúbia Barbosa (Avante), tiveram apenas um voto cada.

Já o cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas Luciano Valdomiro Silva Fontes não teve nenhum voto.

Alagoas viveu um imenso imbróglio judicial, que chegou até a Suprema Corte do país, para eleger o governador-tampão do estado. As eleições chegaram a ficar suspensas após decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

A situação opôs aliados do senador Renan Calheiros e do deputado Arthur Lira.

Foi necessário uma eleição indireta pois, em abril, Renan Filho (MDB) deixou o cargo de governador para concorrer ao Senado. Segundo na linha sucessória, o ex-vice-governador Luciano Barbosa (MDB) já havia deixado o mandato em 2020, ao se eleger prefeito de Arapiraca.

O presidente da assembleia, Marcelo Victor (MDB), aliado do grupo de Renan e Renan Filho, recusou-se a assumir a gestão estadual, para não ficar inelegível em outubro, quando disputará novamente uma cadeira no Legislativo estadual.

Com as renúncias, o governador até então era o desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça do estado.

Paulo Dantas ficará, nesse primeiro momento, até o fim do atual mandato, que se encerra em dezembro deste ano. No entanto, ele tentará se reeleger, agora com o voto popular, durante as eleições em outubro.

O post Candidato de Renan Calheiros é eleito governador-tampão de Alagoas apareceu primeiro em Metrópoles.



Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/candidato-de-renan-calheiros-e-eleito-governador-tampao-de-alagoas
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp