19/05/2022 às 10h15min - Atualizada em 19/05/2022 às 10h15min

Veja a nova espécie de cobra descoberta no Paraguai, descrita como Bela

https://gizmodo.uol.com.br/veja-a-nova-especie-de-cobra-descoberta-no-paraguai-descrita-como-bela/

A cobra, descrita como “bela”, pode ser distinguida das outras 14 espécies do gênero devido a sua cabeça vermelha e por contar com uma espécie de “colar” amarelo. Além disso, ela possui uma faixa lateral preta e escamas de cor laranja na região do ventre, com manchas pretas irregulares.

O primeiro espécime foi visto por acaso por Jean-Paul Brouard, um dos pesquisadores envolvidos na descoberta. Ele estava cavando um buraco no Rancho Laguna Blanca em 2014 quando se deparou com o animal. Essa é uma região que, no passado, foi declarada como Área Importante para a Conservação de Anfíbios e Répteis, mas hoje segue sem proteção. 

Só três cobras da espécie foram vistas até hoje. Sua raridade levou os autores a classificá-la como “Em Perigo” dentro das categorias da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

A espécie parece ser endêmica das florestas do Cerrado no departamento de San Pedro, no leste do Paraguai. A descoberta da nova espécie reforça a importância de preservar o ambiente nesta região do país.

O nome da espécie, Phalotris shawnella, é uma homenagem a Shawn Ariel Smith Fernández e Ella Bethany Atkinson, duas crianças que nasceram no mesmo ano que a ONG Para La Tierra foi criada, em 2008. De acordo com um comunicado, os pequenos inspiraram os fundadores da organização a trabalhar pela conservação da vida selvagem paraguaia, na esperança de que seus filhos possam herdar um mundo melhor.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tcheerechim.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp