O Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização de Erechim se reuniu, ontem , no Salão Nobre da Prefeitura para avaliar o andamento do projeto de transformação digital dos serviços públicos. Semanalmente, os integrantes se encontram para pontuar os passos do trabalho desenvolvido, propor novas ações e verificar as etapas já realizadas.
Estavam presentes na reunião, o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, e os representantes das secretarias de Planejamento, Vani Scariot; Meio Ambiente, Ariane Pasuch; Desenvolvimento Econômico, Tiago Lando; Administração, André Luiz Daló Rosa; Saúde, Ana Paula Fagundes da Silva; e Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Júlio Cesar Santolin.
A proposta é reduzir cada vez mais a utilização do papel, tanto para as solicitações de serviços externos quanto os processos internos da administração municipal, trabalhando simultaneamente as duas pontas. Os integrantes do Comitê de Desburocratização afirmam, por exemplo, que é preciso mudar a prestação de contas das diárias que hoje é feita em papel, com carimbo, impressão, cola e demanda muito tempo dos servidores. “Vamos propor ao setor de Recursos Humanos que ela seja via SAPI”, comentam.
O coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, afirma que esta transformação digital dos serviços públicos é um dos maiores desafios da administração pública, porque envolve a quase totalidade dos 2,9 mil servidores públicos e a relação com toda a população, e, também, o que é fundamental para que isso ocorra, a mudança de cultura e comportamento das pessoas.