Ser policial militar é viver sob uma situação de risco constante. E quando falamos em risco, não estamos falando somente dos riscos ‘’corriqueiros” como disparos de arma de fogo, ser alvo de bandidos, confrontos, falamos também no risco a saúde e integridade física.
Neste fim de semana a Brigada Militar atendeu uma ocorrência de Violência Doméstica, onde o autor estava bastante alterado e já havia agredido a companheira causando-lhe lesões. O autor estava relutante em atender as ordens dos Policiais e na hora de ser imobilizado mordeu um Policial Militar na mão. Porém o autor era portador do vírus HIV colocando em risco a saúde do Militar Estadual.
Após o acontecido o Policial Militar deverá tomar medicações durante 30 dias, sendo que essas medicações causam mal estar, cansaço e afetam o fígado além de ser submetido ao teste de HIV na hora do fato, após três e seis meses. Com o uso dessa medicação o risco de contrair a doença é baixa.
Ser policial é escolher uma profissão honrada e essencial para a vida do cidadão, são os policiais que protegem a sociedade contra diferentes tipos de perigo e arriscam suas próprias vidas para garantir a ordem e segurança.