29/05/2022 às 22h18min - Atualizada em 31/05/2022 às 00h01min

Mulheres refletem sobre desafios e alegrias de conciliar carreira, individualidade e maternidade em live da UPL

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini

"É uma mistura de sentimentos. É amor. É dificuldade. É o amor maior do mundo. É preocupação. São muitas coisas misturadas que não consigo nem expressar". É assim que descreve a produtora rural e vice-presidente do Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (Gapes), Flavia Montans, sobre um dos maiores desafios e conquistas da sua vida até então: a maternidade. O relato foi compartilhado durante live da UPL no dia 5 de maio, pelo YouTube, promovido pelo movimento UPelas, iniciativa criada pela UPL para incentivar e valorizar a presença feminina no agro. O evento virtual debateu a trajetória das mães na carreira profissional. Também participaram outras três mulheres que atuam no agro: Deborah Rodrigues, líder de produção na fábrica da UPL em Salto de Pirapora (SP), Alessandra Decicino, CEO da AG Agro, e Camila Antunes, advogada e pedagoga, especialista em parentalidade e inteligência emocional e cofundadora da consultoria Filhos no Currículo, que mediou a conversa.

Flavia Montans é produtora rural da fazenda Alvorada, vencedora do Prêmio Mulher no Agro 2021 e mãe do João Paulo e do Rafael. Flavia afirmou que conseguir fazer a maternidade e a vida profissional andarem lado a lado é um dos desafios mais complexos da vida de uma mulher. "Eu me preparei para ser mãe, mas não sabia a intensidade que era e não me preparei no meu trabalho para ser mãe", explicou. A primeira impressão que ela teve foi que as pessoas romantizam a maternidade, como se tivessem regras e deveres a ser cumpridos e não como se fosse algo singular, como de fato ela acredita que é.

Compartilhando da mesma opinião, Alessandra Decicino pontuou que vê as mães como "equilibristas da vida", que precisam estar sempre equilibrando a maternidade com o trabalho e o trabalho com a vida pessoal. Quando ela começou a trabalhar com o agro, sentia uma disparidade na entrega em comparação com os colegas de trabalho. "Há 17 anos, uma profissional engenheira agrônoma que atuava no campo tinha a necessidade de entregar duas ou três vezes mais para provar que é capaz e merece o lugar que está", explicou Alessandra. Engenheira agrônoma, especialista em gestão, consultora e palestrante, ela é mãe do Arthur e da Julia Maria.

A necessidade desse "equilíbrio" relatado por Alessandra, quando mulheres escolhem dedicar-se tanto à profissão quanto à maternidade, pode ser feito de maneira mais fácil em companhias que promovam políticas e programas de desenvolvimento de carreira para mulheres, como a UPL. A empresa acredita que a maternidade agrega competências que impulsionam e dão um up no jeito de encarar novos desafios na carreira profissional. Prova deste incentivo é a trajetória de Deborah Rodrigues, que trabalha há mais de 13 anos na empresa. Sua história na UPL iniciou durante o estágio, período em que engravidou aos 17 anos. Mesmo com as dificuldades e medos que surgem nessas situações, a UPL esteve ao seu lado apoiando o seu momento e contribuindo com seu desenvolvimento profissional. Deborah perseverou e alavancou a própria carreira: atualmente, Deborah é líder da produção na fábrica.

A profissional destacou três momentos marcantes de sua trajetória: a maternidade aos 17 anos, o retorno para a casa dos pais após o divórcio e o dia da sua colação de grau, que aconteceu no dia anterior à live. "Quando eu me tornei mãe, quis viver aquilo intensamente, ser aquela mãe poderosa e viver tudo com o meu filho", disse. O filho Francisco, que atualmente tem 13 anos, vibrou com a mãe na conquista do diploma universitário. Isso fez com que ela lembrasse de tudo o que viveu conciliando os estudos com a maternidade e o trabalho, o desenvolvimento dela na UPL e todos os desafios que ela enfrentou e conquistou nos últimos anos. "É possível construir a nossa história e ser a protagonista da nossa própria história", finalizou orgulhosa de sua trajetória.

A gravação completa da live pode ser conferida no link: https://www.youtube.com/watch?v=usmWTJCgl-Y 

Sobre a UPL

A UPL é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 5,2 bilhões. Somos uma empresa orientada por um propósito. Através do OpenAgR, estamos focados em facilitar o progresso de toda a cadeia de produção agrícola. Estamos construindo uma rede de conexões que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como a indústria pensa e trabalha, de forma inovadora, aberta a novas ideias e novas soluções, enquanto atuamos fortemente em direção à nossa missão de tornar todo alimento mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em produtos biológicos e soluções tradicionais de proteção de cultivos, com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, com mais de 10.000 colaboradores globalmente. Para mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções para toda a cadeia de produção de alimentos, desde o tratamento de sementes até a mesa do consumidor, incluindo serviços e tecnologias digitais, visite upl-ltd.com/br/ e siga a UPL no LinkedIn, Instagram e Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tcheerechim.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp