07/06/2022 às 17h31min - Atualizada em 08/06/2022 às 00h01min
Tendências da 15a edição da Eletrolar Show
Produtos premium com redução de água e energia, passando pelos games e os produtos conectados podem ser encontrados na feira, realizada em julho, no Transamérica Expo Center
SALA DA NOTÍCIA Elisabete Leandro
https://www.dfreire.com/
Divulgação O setor de varejo, um dos mais afetados durante a pandemia, dá sinais de retomada. Com isso, Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar e realizador da Eletrolar Show fez um balanço do que esperar da 15ª edição da feira, que será realizada entre 11 e 14 de julho no Transamérica Expo Center, ao falar em tendências – tecnologia, praticidade, conectividade, entre outros atributos. “Os produtos premium são tendência, mas estão restritos a famílias com renda mais alta. Com a alta dos preços, os produtos com especificações mais simples – melhor custo X benefício, mesmo pertencendo a classificação premium, são mais procurados pelo consumidor. Dentro dessa gama de produtos, é possível citar os produtos do dia a dia, linha branca, eletroportáteis e smartphones (fritadeiras elétricas sem óleo, aspiradores de pó, cooktops, fogões, refrigeradores, laptops). E se pensar que estamos em ano de Copa do Mundo, a categoria TVs, com telas acima de 55”, também são tendências”, anuncia o executivo. “E o que mais vai continuar a revolucionar o mercado são os produtos interativos e a casa conectada: o ar-condicionado, a iluminação, o aspirador de pó, a geladeira e a Alexa estão conectados pelo smartphone”. O cooktop, tanto a gás como por indução, é uma tendência “gourmet” que deve permanecer pelos próximos anos, com o lançamento do cooktop com o forno elétrico acoplado. Isso se deve muito ao requinte que ele dá à cozinha. Segundo dados da GfK, o faturamento da categoria em 2020 foi 30% maior do que o de 2019 e em 2021, chegou a 22% acima de 2020. Em volume de vendas, houve um crescimento de 11% no ano passado. Linha branca Em relação à linha branca, as vendas crescem, incentivadas pela tecnologia e inovação, como refrigeradores e lavadoras de roupa, que consomem menos energia e água. Os produtos mais premium, que se conectam com outros aparelhos também são tendência. Houve um crescimento maior que o esperado da linha branca, através de uma demanda reprimida pela troca por equipamentos mais modernos. Em 2020, o crescimento das vendas foi de dois dígitos na comparação com 2019 e se manteve estável em 2021. Eletrodomésticos Já os eletrodomésticos como o ar-condicionado vem se popularizando, pois o preço está mais acessível. A tecnologia contribuiu para isso com um menor consumo de energia. A tendência é de produtos cada vez mais sustentáveis. O crescimento da categoria deve chegar a U$S 19 bilhões até 2025. Eletroportáteis Quanto aos eletroportáteis, a tendência se mantém para os próximos anos. Primeiro porque o consumidor quer, cada vez mais, produtos práticos. Segundo, porque, com a pandemia, ele passou a prestar mais atenção à sua casa e a querer produtos melhores, mais funcionais e que promovem uma alimentação saudável, como a air fryer. Atualmente, as embalagens de congelados já trazem a inscrição “pode ir para a air fryer e há empresas especializadas em petiscos e receitas específicas para esse tipo de aparelho. Nos últimos cinco anos, o volume de vendas das fritadeiras elétricas sem óleo cresceu 194,4%. Dados da GfK mostram que, em unidades, as vendas aumentaram 32%, entre janeiro e outro de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Linha marrom Após dois anos de isolamento, o sistema híbrido de trabalho tem sido uma realidade no país. Com isso, o brasileiro fica mais tempo em casa e segue em busca de mais conforto e praticidade. Com isso, a linha marrom tende a crescer, ainda mais em ano de Copa do Mundo. A categoria TVs, com telas acima de 55”, com tecnologia OLed e QLed são tendências. O consumidor quer manter uma casa equipada, com produtos para o lazer e para o seu bem-estar. Games Para a categoria de games, notebooks, monitores, teclados, mouses e headsets tiveram crescimento de 60% no volume de vendas em 2021.O amadurecimento do mercado gamer brasileiro avançou nos últimos anos. Dobrou o crescimento tanto em consumo de jogo quanto em desenvolvimento. Na pandemia, quem manteve a renda, passou a ter mais tempo para consumir games. Quem não jogava começou a se interessar e quem já jogava passou a fazê-lo ainda mais. Dados da Pesquisa Games Brasil (PGB) revelam que o país hoje tem 95 milhões de pessoas que jogam, ou seja, quase a metade da população. O Brasil é o quinto maior mercado consumidor de games do mundo em qualquer plataforma (mobile, console e PC). Então, há muito espaço para crescer. Notebooks, monitores, teclados, mouses e headsets cresceram 84% em faturamento, em 2020, na comparação a 2019. No ano passado, o aumento do faturamento foi de 95% sobre 2020. Em volume de vendas, houve crescimento de 56% em 2019 e de 60% em 2021, sobre os respectivos anos anteriores conforme dados da empresa de pesquisas GfK. O maior tempo em casa, durante a pandemia, levou os pais a se interessarem pelos jogos e a praticarem e-sports com seus filhos. Os games se tornaram uma das mais promissoras formas de entretenimento familiar. ELETROLAR SHOW – ALL CONNECTED Data: 11 a 14 de julho Horário: 13h às 21h Local: Transamérica Expo Center Av. Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, em Santo Amaro Informações: site oficial