Três mercados foram fiscalizados nesta segunda-feira (13/06), no município de Minas do Leão, na região carbonífera, em operação do Programa Segurança Alimentar RS do Ministério Público (MPRS). No total, 1,4 tonelada de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos e inutilizados.
Confira nossos perfis no Instagram, Twitter , Facebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.
As principais irregularidades encontradas durante a fiscalização foram produtos sem procedência, validade vencida ou sem prazo de validade e armazenamento inadequado. Um dos mercados fiscalizados teve sua padaria totalmente interditada por utilizar produtos vencidos neste departamento. Outro mercado apresentou comercialização indevida de pescados – traíra e pintado. Além da interdição da padaria, os estabelecimentos foram autuados.
Conforme o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, um dos locais fiscalizados já havia passado por inspeção, há dois meses.
– A Polícia Civil encontrou carne de cavalo em linguiças e no guisado, durante uma operação, e, em virtude disso, durante nova vistoria, as carnes sem procedência apreendidas neste local foram enviadas para análise – disse.