Parte da Escola Estadual Professor Paulo Freire, no bairro Metropolitano, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, pegou fogo na madrugada desta terça-feira (14).
O boletim de ocorrência (BO) da Polícia Militar (PM) informa que o incêndio foi criminoso e que no local havia várias pichações com ameaças nas paredes.
No fim da manhã, a polícia já havia conseguido apreender dois adolescentes, de 15 anos, apontados como responsáveis pelo incêndio, após análise de câmeras de segurança. Os adolescentes foram levados para a delegacia de plantão de Ribeirão das Neves.
Segundo a reportagem apurou no local, a escola estava fazendo um trabalho de disciplina e chamou a atenção dos dois por uso de drogas, o que os teria “desagradado”.
Muito abalada, a mãe de um dos adolescentes apreendidos contou que, nesta segunda-feira (13), havia sido chamada na escola porque o filho estava usando droga.
A mulher, que preferiu não se identificar, conta que ela e o filho estavam se arrumando para ir ao Conselho Tutelar, quando a polícia chegou à casa deles.
Ainda segundo o B.O., os militares do Corpo de Bombeiros precisaram quebrar dois cadeados do portão para terem acesso aos locais onde havia chamas.
O fogo atingiu uma área do bloco 1, uma sala anexa à biblioteca e mais uma ao lado – totalizando três cômodos, que ficaram destruídos e foram isolados. Não houve feridos.
Entre o material destruído pelo incêndio, estão mais de 5 mil livros, 7 computadores desktop, 4 projetores, 1 impressora e mobiliário.
Os bombeiros apagaram as chamas, a perícia da Polícia Civil e a Defesa Civil foram acionadas.