Uma quadrilha gaúcha que teve oito integrantes presos enganou 40 pessoas. Elas foram vítimas de golpes, que totalizaram pelo menos R$ 1 milhão. Eles foram presos pela Operação Delta nesta terça (14).
As principais trapaças cometidas pelos investigados são a dos nudes e a dos anúncios online, com preços abaixo do valor do mercado.
Um dos responsáveis pela investigação diz que o número de vítimas pode aumentar porque há, até o momento, apenas resultado parcial da apuração.
Das oito pessoas, sete são homens e uma é mulher. Foram apreendidos documentos, celulares e demais objetos. As ordens judiciais foram cumpridas em Porto Alegre, São Leopoldo, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Santa Cruz do Sul, Pantano Grande e Guaíba.
O golpe dos nudes pode ter pequenas variações entre um grupo e outro, mas via de regra tem a mesma forma de abordagem e atuação. Assim como em outros casos, o golpe aplicado pela quadrilha alvo da operação consistia em procurar vítimas em potencial, geralmente homens casados e com poder aquisitivo. Eles utilizavam mulheres para os primeiros contatos, e elas se passavam por adolescentes na troca de mensagens ou imagens.
Depois disso, alguns se passavam por pais das supostas adolescentes e também por policiais. Para isso, montavam cenários idênticos aos de uma delegacia e usando falsos agentes na hora em que ligavam para as vítimas. Eles ameaçavam abrir inquéritos, realizar prisões ou até repassar as fotos para familiares das vítimas.