O mau hálito é aquele tipo de problema que surge no cotidiano e recebe pouca atenção, pelo menos até que se desenvolva e seja difícil de ignorar. Tanto pelo incômodo pessoal quanto pelo constrangimento social.
"O mau hálito pode aparecer como sintoma inicial de algumas doenças orais, como gengivite, cáries dentárias e, até mesmo, o câncer bucal", explica o Dr. Silvio Roberto Gomes de Oliveira (foto), Diretor Técnico da SK Imagens Odontológicas, clínica especializada em Radiologia Odontológica.
Gengivite
A gengivite está entre as enfermidades que mais acometem a população, sendo uma das causas frequentes de mau hálito. O motivo é que a inflamação das gengivas é gerada pelo acúmulo de bactérias que causam o mau cheiro. Se ignorada, a gengivite pode se desenvolver uma versão mais avançada e grave da doença: a periodontite. A higiene bucal diária com escovação, fio-dental e enxaguante é recomendada para evitar esta condição.
Cáries
As cáries causam o mau hálito devido à acidez característica, que corroe o esmalte dentário e emite o odor desagradável. Sem falar que o acúmulo de bactérias e alimentos entre os dentes, por si só é motivo de mau cheiro. Mais uma vez a escovação dentária com a aplicação do fio dental é importante. Outro ponto é fazer a visita periódica ao dentista durante cada semestre.
Câncer de boca
É a doença mais preocupante que acomete a boca. Um dos sinais da doença é a incidência de mau hálito. Além do mau cheiro na região bucal, o Câncer bucal costuma estar associado a outros sintomas, como a língua e partes da gengiva esbranquiçadas.
O ideal é o diagnóstico preventivo para ter melhores chances de tratamento. Também vale mencionar a importância do autoexame para a identificação do câncer.