O traficante Sérgio Roberto de Carvalho, o Major Carvalho, de 63 anos, também conhecido na Europa como “Escobar Brasileiro”, foi preso na Hungria nesta terça-feira (21).
Ele foi capturado em Budapeste, capital da Hungria. Em 2020, Carvalho fretou um cargueiro com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) usados para combater a pandemia para lavar dinheiro.
O Boeing 747-400F, com 400 toneladas, pousou no aeroporto internacional de Florianópolis em 11 de junho de 2020, vindo da China. O avião estava carregado com 10 milhões de máscaras de proteção contra o coronavírus e materiais hospitalares.
Conforme os policiais que o prenderam, ele não resistiu à prisão e portava um passaporte mexicano falsificado. Investigações da Polícia Federal apontam que Carvalho comandava uma grande organização criminosa responsável pelo envio de 45 toneladas de cocaína para a Europa, avaliada em R$ 2,25 bilhões, a partir de 2017.
Ele havia sido preso anteriormente, em agosto de 2018, mas pagou uma fiança de 200 mil euros e foi liberado. Ao saber que o Ministério Público da Espanha iria pedir sua condenação a mais de 13 anos, o traficante forjou sua morte e desapareceu.
Carvalho é ex-major da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e escapou das autoridades durante muito tempo.