Quando uma ação se divide, o preço da ação cai e o número de ações sobe, e se uma empresa divide 2 por 1, 500 ações a 20 reais se tornam 1.000 ações a 10 reais.
Splits tornam as ações mais líquidas e mais acessíveis para os investidores comuns.
Você já se perguntou como é possível transformar 1 milhão de ações em 2 milhões da noite para o dia? Fazendo um desdobramento de ações!
Se você possui 50 ações da WEG (WEGE3) e a empresa faz um desdobramento de ações de 2 para 1, agora você tem 100 ações da WEG.
Ou seja, você acabou de desdobrar seu dinheiro?
Não, porque em um desdobramento de ações de 2 por 1, o preço da ação é reduzido pela metade.
Para você entender melhor, vamos imaginar que as ações da empresa “X” valorizaram absurdamente nos últimos meses e agora apenas uma ação custa, 200 reais.
Provavelmente muitos investidores iniciantes ou com pouco dinheiro disponível para investir deixariam de comprar ações da empresa X por causa da cotação e isso diminuiria consideravelmente a liquidez do ativo no mercado.
Sendo assim, os caras pensativos que administram a empresa X podem tomar a decisão de fazer um desdobramento e dividir as ações em 3 por 1.
Portanto, neste exemplo, uma ação que antes valia 200 reais antes do desdobramento, passa a valer três ações no valor de 66 reais cada.
A única diferença é que agora passam a existir mais ações da empresa X no mercado, tornando ainda mais fácil para as pessoas comprá-las e vendê-las.
Durante um desdobramento, o valor da empresa nunca muda, mas faz com que a empresa pareça mais acessível para pequenos investidores e eles começam a comprar.
Isso pode aumentar a demanda e aumentar o preço das ações por um curto período de tempo após a divisão.
Assim como uma empresas grandes e confiáveis como a Weg podem querer parecer mais acessíveis no mercado, existem diversas empresas menores que muitas vezes querem parecer mais caras e, por sua vez, mais respeitáveis.
Por esse motivo existe o movimento contrário, chamado de Inplit. Ou agrupamento de ações.
Para ficar mais fácil o seu entendimento, imagine que você acessou o home broker da sua corretora e encontrou as ações da empresa Y custando apenas 1 real no mercado.
Você viu as ações, mas imediatamente ignorou porque deduziu que uma ação custando apenas 1 real deve ser um mal negócio.
Sabendo que vários investidores ignoram as suas ações, o conselho de administração da empresa Y decide fazer o agrupamento de ações em 5 para 1 com o objetivo de aumentar a liquidez e a relevância da empresa na bolsa.
Eles fazem então o Split reverso e cada ação que antes custava apenas 1 real agora passa a valer 5, e esse simples movimento consegue aumentar significativamente o volume de negociações da empresa no mercado.