Com o objetivo de mostrar os passos e as técnicas laboratoriais necessárias para que de uma planta se produzir medicamentos de forma segura e atendendo todas as normas de segurança, estudantes da turma 2021, do Curso de Farmácia da URI, produziram, durante este semestre, produtos que foram mostrados na exposição denominada “Da Planta ao Medicamento”.
As plantas presentes na exposição foram: espinheira santa, hortelã, arnica, guaco, maracujá, calêndula e erva mate, onde a maioria são pertencentes à Política e ao Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Sistema Único de Saúde). Visa garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional.
Por meio de iniciativas como esta, o Curso de Farmácia vem aproximando os alunos da comunidade, trabalhando em temas relacionados ao ramo farmacêutico, a fim de aprimorar a formação acadêmica e o cuidado farmacêutico, promovendo, assim, ações educativas em saúde.