O treinador de um time de futsal feminino de São José, na Grande Florianópolis, foi indiciado pela Polícia Civil de Santa Catarina por importunação sexual e assédio sexual.
Conforme o inquérito, concluído em maio, Reginaldo Valdir Vieira, de 31 anos, cometeu os crimes contra atletas que jogavam na categoria de base. A investigação ouviu duas vítimas e dez testemunhas. A primeira denúncia foi recebida em setembro de 2021.
O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) acatou o resultado da investigação policial e ofereceu denúncia contra o acusado.
O caso agora está sob responsabilidade do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar da comarca de São José, que vai decidir se aceita ou não a denúncia formulada pelo MP. O processo tramita em segredo de justiça.
Os crimes aconteciam em uma casa que servia de alojamento para as atletas, a maioria delas menores de idade. O dormitório ficava junto à casa onde o técnico morava.
A investigação iniciou a partir da denúncia de uma adolescente que, em depoimento, indicou o nome de outras vítimas e testemunhas, incluindo funcionárias da casa. As vítimas têm em torno de 16 anos. Boa parte da equipe do San José era composta por atletas de fora do município.
“Quando elas chegavam na casa, ele tentava criar um ambiente familiar para deixá-las à vontade. Ele assumia um papel de protetor, de pai. As meninas acabavam confiando nele. Ele, então, passou a abusar sexualmente delas. Colocava a mão no peito, na perna, nas partes íntimas. Fazia comentários inapropriados sobre o corpo dizendo coisas como ‘bunda grande’. E também fazia promessas dizendo que se a menina mantivesse relação sexual com ele, a vida dela mudaria, a carreira iria deslanchar”, detalhou a delegada.
Segundo a investigação, Reginaldo se dirigia até a casa atleta à noite e levava uma dessas adolescentes para a casa dele. Testemunhas disseram que ouviam barulhos de cama indicando que estava acontecendo uma relação sexual.
No fim de novembro de 2021, o Sanrosé publicou nas redes sociais uma nota informando o desligamento do treinador do clube de todas as atividades após tomar conhecimento de denúncias de assédio sexual.