A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou nesta quarta-feira (13) o 99º Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, o Caps AD III Boracea, localizado na Barra Funda. O objetivo é ampliar a oferta, o atendimento e o acolhimento especializado para pessoas que sofrem com transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas. Há uma semana a gestão municipal já havia entregue o Caps III Armênia, voltado ao mesmo tipo de assistência.
O Caps também oferece acompanhamento aos familiares dos dependentes, atividades terapêuticas e psicoeducativas em grupo, atividades físicas de livre expressão corporal, além de artesanato. O Caps AD III Boracea tem capacidade para cadastrar 300 usuários por mês e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para atendimento e acolhimento, inclusive com grupos e oficinas. Das 19h às 7h, o equipamento funcionará para hospitalidade noturna.
Durante o evento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou a importância do serviço. “Esse equipamento, bem estruturado, tem capacidade para atender 300 pessoas por mês, como foi também com o Caps Armênia, e seguimos avançando na ampliação desse atendimento. Nós estamos determinados a enfrentar essa guerra, vencer essa situação gravíssima da cracolândia. Somente o Siat III, localizado na rua Helvétia, aumentou mais de sete vezes o acolhimento de janeiro a julho. Em janeiro, foram encaminhadas 27 pessoas e em junho, foram encaminhadas 192 pessoas”, disse.
Caps AD III Boracea tem capacidade para cadastrar 300 usuários por mês (Foto: SMS/Divulgação)
“Essa aqui é mais uma tarefa dada pelo nosso prefeito para intensificar o tratamento de álcool e drogas aqui no centro da cidade de São Paulo. Entregamos na semana passada o Caps AD III Armênia, aumentando para seis o número de Caps nesta região. Isso demonstra a preocupação da administração no tratamento do paciente em drogadição”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
O novo Caps teve investimento total de R$ 555.298,37 e será gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE). Serão 86 colaboradores, incluindo médicos psiquiatras, médico clínico, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. O prédio tem 31 salas e dez leitos para o acolhimento integral de pacientes. O custeio mensal da unidade será de R$ 638.680,40.
“Esse é o nosso Caps de número 99 na cidade, e em breve inauguraremos mais dois. Poucas cidades brasileiras têm esse suporte para a saúde mental e devemos isso ao apoio do nosso prefeito. Nós vamos à luta para recuperar essa população, porque eles têm direito a uma vida digna”, declarou a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.
O prédio tem 31 salas e dez leitos para o acolhimento integral de pacientes (Foto: SMS/Divulgação)
Retaguarda e acolhimento
O Caps AD III Boracea atende adultos com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras substâncias psicoativas, e que necessitam de cuidados clínicos contínuos. O modelo Caps AD III é um serviço que possui, no máximo, 12 leitos para observação e monitoramento, além de funcionar 24h, incluindo fins de semana e feriados.
Ao todo, a cidade conta com 99 Caps, sendo eles 34 AD, 32 infantojuvenis (IJ) e 33 adultos. Destes, 42 funcionam como Caps III, com acolhimento integral e funcionamento 24 horas, e um como Caps IV, que funciona 24h e possibilidade de acolhimento integral, exclusivo para a cena de uso. A região central conta com sete Caps (Caps AD III Centro, Caps AD III Complexo Prates, Caps AD IV Redenção, Caps III Adulto Sé, Caps IJ III Sé, Caps AD III Armênia e o Caps AD III Boracea).
O Caps AD III Boracea está instalado na rua Anhanguera, 288, Barra Funda.
Contato para imprensa:
Assessoria da AFNE - [email protected]