Com o financiamento de carros 0km nas alturas, quem precisa de um automóvel busca por veículos econômicos. Levantamento mensal da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender veículos com lojistas de todo Brasil, mostra que pelo 4º mês consecutivo os modelos de carros que consomem menos combustível são os preferidos das pessoas.
O Renault Sandero teve um total de 4,73% de participação entre os modelos mais vendidos na InstaCarro no mês de junho. De uma forma geral, este modelo entrega bom custo-benefício, com baixos consumo e custo de manutenção, o que desperta ainda mais o interesse do consumidor.
Assim como o Renault, aparecem novamente no top cinco dos mais vendidos no mês o Ford Fiesta, com 4,04% nas negociações, Hyundai HB20 (3,23%), Fiat Palio (2,77%), Ford Ka (2,65%) e Citroën C3 (2,54%). Veja a lista completa no gráfico abaixo.
Além disso, o levantamento da InstaCarro mostra também que alguns modelos valorizaram no mês de junho em relação ao período anterior. Lideram a lista o Tiguan, da Volkswagen, com 202% de valorização; Saveiro (101%); Honda CR-V (97%); Fiat Strada (66%) e o Chevrolet Prisma, com 63% de valorização no mês.
Explicações
O movimento de preferência do consumidor se deve, principalmente, pelo momento atual da economia brasileira, com reflexo em todos os setores que a compõem, incluindo o do mercado automobilístico.
A venda de veículos usados em todo o país aumentou 25% em maio deste ano, ultrapassando a marca de 1,174 milhão de unidades. Os números foram divulgados pela Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
De acordo com previsão do CEO e Fundador da InstaCarro, Luca Cafici, também economista, a expectativa é de que o setor comece a apresentar melhoras mais expressivas somente a partir do próximo ano. “O segmento automobilístico continua a sofrer com reflexos da escassez na produção de veículos novos. Com previsão de melhora apenas a partir do próximo ano, os compactos e econômicos, usados e seminovos, continuaram sendo uma boa opção de compra, já que os preços estão atrativos e serão ainda melhores após a retomada do setor, alerta o executivo”, alertou o executivo.
Sobre a InstaCarro
Fundada em 2015 pelo argentino Luca Cafici, a InstaCarro é uma startup que conecta interessados em vender veículos com lojistas de todo Brasil, de forma rápida, simples e segura, uma vez que conta com uma base de mais de 4 mil compradores. A marca garante oferta pelo veículo em 24 horas e já movimentou mais de R$1 bilhão em transações e mais de R$ 200 milhões em investimentos. Com atuação inicial em São Paulo, a plataforma deve chegar nas principais capitais brasileiras até o final de 2022.