Uma das ferramentas mais poderosas da análise de resultados para empresas, o KPI é um meio muito funcional de entender se as decisões tomadas pela equipe de gestão foram satisfatórias, bem como preparar estes profissionais para futuras decisões.
A sigla, que significa Key Performance Indicator, ou indicador-chave de performance, representa uma série de elementos diferentes que ajudam a identificar cada uma das etapas da jornada de vendas de sua companhia.
Um dos segredos do sucesso é o acompanhamento constante de todas as ações relacionadas a empresa, com documentações específicas para cada etapa e relatórios que constantemente são atualizados para gerar as informações necessárias para o gestor.
Esse acompanhamento é uma peça-chave no desenvolvimento da companhia, uma vez que permite que os resultados sejam acompanhados com muito mais assertividade, entendendo cada uma das etapas de vendas em sua empresa de compensação ambiental.
Entretanto, para conseguir identificar o sucesso da companhia, você precisa entender o que são os KPIs e como utilizá-los em sua empresa, para verificar ferramentas de trabalho realmente eficientes e que possam gerar uma resposta direta.
Existem milhares de indicadores diferentes, todos importantes para algum segmento ou para algum setor de sua empresa. Por isso é muito importante saber escolher os principais elementos de análise e quais ferramentas funcionam de forma mais efetiva.
Um KPI normalmente é representado por um número ou por uma porcentagem que ajude a entender melhor uma parte do seu processo de trabalho. Isso inclui a quantidade de visualizações em seu site, quanto de rejeição ele gera e outros elementos.
Muitos empreendedores ainda confundem os KPIs com métricas, e embora uma métrica possa vir a se tornar um indicador de performance de um fabricante de estação de tratamento de efluentes, isso nem sempre acontece.
Por isso é importante que você saiba lidar com o mercado em si para aproveitar melhor os KPIs.
Muitas empresas gastam quantias consideráveis em ferramentas para avaliar os KPIs, mas é importante que você entenda que esse não é um método restrito a grandes corporações, com equipes inteiras para lidar com essa gestão.
Hoje, é muito comum encontrar ferramentas gratuitas ou muito acessíveis para permitir uma análise mais profunda de sua empresa, mesmo para aquelas de médio ou pequeno porte, que muitas vezes contam com um único profissional para verificar as análises.
Temos passado por um processo conhecido como transformação digital, onde uma série de recursos avançados de tecnologia começaram a se popularizar, tornando muito mais fácil diversas atividades em uma empresa de análise ambiental, por exemplo.
A tecnologia é uma grande aliada das empresas no que diz respeito ao KPI. A maioria das empresas hoje consegue utilizar softwares e aplicativos muito potentes que ajudam a determinar melhor as informações necessárias para uma avaliação da empresa.
Processos de inteligência artificial também têm ganhado muito destaque, ampliando a velocidade com a qual os relatórios dos KPIs são criados e permitindo uma série de benefícios acerca das necessidades da empresa.
Agora que você conhece um pouco mais sobre os KPIs, é hora de identificar alguns dos principais indicadores e seu impacto em empresas dos mais variados segmentos, tornando-se muito importantes para qualquer análise em sua empresa especializada em licenciamento ambiental.
Vale lembrar que cada empresa é única no mercado, e duas companhias podem precisar de KPIs completamente diferentes para suas avaliações, ainda que ambas estejam trabalhando em um mesmo nicho de atuação.
Por isso, identificar estas ferramentas e saber como adaptar as informações coletadas para sua realidade acaba se tornando uma excelente maneira de explorar em sua totalidade os KPIs e tudo o que eles podem oferecer.
Quanto mais você entender essa situação, mais adequado será seu relatório sobre o funcionamento da empresa, garantindo resultados superiores quando estiver buscando algum tipo de otimização do trabalho.
Para uma empresa de gerenciamento de resíduos líquidos continuar em atividade e até mesmo para buscar crescimento, ela deve gerar lucro. Esse KPI avalia o quanto de lucro a empresa será capaz de gerar durante um determinado período.
O cálculo realizado nesse tipo de indicador avalia o faturamento da empresa e o acompanha para identificar onde estão os gastos e ganhos que a companhia gerou durante esse período, conseguindo assim encontrar um percentual de lucro para a empresa.
Esse percentual ajuda você a entender melhor quais são as opções disponíveis para otimizar seus processos, entendendo o quanto é preciso modificar sua estratégia ou potencializar ações para conseguir trabalhar ainda melhor.
Muitas vezes o faturamento da empresa é positivo, mas o percentual de lucro está muito abaixo do esperado. Isso acontece quando a companhia possui muitos gastos, mas não consegue compensá-los com a venda de produtos.
Nesse caso, é preciso refletir e avaliar quais gastos podem ser eliminados, conseguindo estruturar melhor suas atividades e garantir uma ação mais efetiva a longo prazo para esse tipo de atividade em sua empresa de planejamento e gerenciamento de obras.
Uma boa maneira para identificar a posição de sua empresa é avaliar seu percentual de lucratividade com a média do seu segmento no mercado, entendendo melhor como você se encaixa nesse modelo de ação.
O ticket médio é outro KPI fundamental para empresas que trabalham com vendas, pois ele ajuda a entender o quanto cada cliente está gastando em média quando consome seus produtos ou serviços.
O cálculo do ticket médio é periódico e deve ser atualizado sempre para você ter uma ideia mais real de como suas ações estão funcionando na companhia.
A equação para esse KPI é relativamente simples, basta dividir o faturamento de um determinado período pelo número de clientes e você consegue entender o ticket médio desse período.
O ideal para uma empresa é conseguir o maior ticket médio possível para suas atividades. Isso porque quanto mais seus consumidores gastarem, maior será o faturamento da empresa, o que gera uma margem de lucro muito maior.
Para conseguir chegar a esse padrão, você precisa entender melhor seus clientes e como seu público se comporta em questões de consumo, criando ferramentas que instiguem-nos a consumir mais de suas opções em uma consultoria agronegócio.
Isso pode ser feito de diversas maneiras, como:
Quanto mais você oferecer para seu público oportunidades de negociar, maiores são as chances de seu ticket médio se tornar maior.
Para muitas empresas, a negociação termina quando o consumidor efetua a compra. Entretanto, isso está muito longe da verdade, principalmente para companhias que desejam uma estrutura mais adequada de atendimento.
O pós-venda é uma ferramenta muito importante para garantir a fidelização de seus clientes, uma vez que essa etapa se preocupa diretamente com a qualidade da experiência que os usuários possuem quando estão consumindo seus produtos ou serviços.
O serviço de entrega é todo o processo logístico que um produto faz do momento em que sai de sua empresa até a chegada na porta do consumidor. E-commerces e empresas que vendem por telefone precisam se atentar ainda mais a esse tipo de questão.
Quando um cliente efetua uma compra de forma digital, ele imediatamente ativa um gatilho mental de ansiedade, desejando receber o quanto antes o produto comprado. Cabe ao serviço de logística da empresa apresentar um bom trabalho e entregar o produto no menor tempo.
Dessa maneira, você consegue otimizar suas vendas e cria uma sensação de segurança em seus consumidores, que continuarão comprando na loja.
Engana-se quem pensa que apenas atividades externas geram KPIs. O índice de turnover representa a quantidade de funcionários que pede desligamento ou é desligada de sua empresa de gerenciamento de frota agrícola, independentemente dos motivos.
Quanto maior for o turnover na empresa, mais atenção você deve dar a questão do trabalho em si. Problemas de gestão, de clima organizacional ou de valorização dos trabalhadores podem afetar diretamente esse KPI.
O ideal para uma empresa é trabalhar com pessoas que realmente desejam estar ali e que procuram ativamente aproveitar os benefícios de estar na companhia. Além disso, quanto mais tempo seus funcionários passarem na empresa, melhor.
Isso porque não é necessário gastar com verbas trabalhistas de desligamento, nem com treinamento e desenvolvimento de novos profissionais para lidarem com o serviço que foi deixado pelo anterior.
Os KPIs são excelentes ferramentas para garantir resultados mais efetivos em suas atividades, entendendo melhor o funcionamento da empresa e quais elementos devem ser trabalhados para gerar resultados mais satisfatórios.
Conhecer alguns dos KPIs mais utilizados no mercado é uma excelente maneira de garantir resultados mais efetivos em sua companhia, mas é preciso ter em mente que existem diversas opções.