Erechim está entre as melhores cidades do país para se viver e investir e ocupa a 12a posição entre os 50 municípios de porte médio do Brasil (pesquisa realizada pela Austin Rating). Isso reflete todos os indicadores positivos na área econômica, social, fiscal e digital, o que demonstra que Erechim reúne as condições necessárias para crescer sem perder de vista o bem-estar da população, estimada (dados do IBGE de 2021) em 107.368 pessoas, com salário médio mensal dos trabalhadores formais (2020) de 2,4 salários mínimos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, Erechim oferece condições para quem quer investir no município, tudo capitaneado pelo maior programa de investimentos da história: o Investe + Erechim.
Hoje, ressalta o secretário, Emerson Schelski, de cada 10 atividades 9 são licenciadas no município e já foi feita a solicitação para ampliar os convênios e conseguir liberar 100% dos projetos. “Isso nos dá uma capacidade muito grande de agilizar os trâmites e diminuir o tempo significativamente de instalação de novas empresas”, explica.
Erechim tem uma matriz produtiva bem diversificada o que exige profissionais qualificados e de todas as áreas. “Temos empresas do setor metal mecânico, metalúrgico, alimentação, têxtil, indústria de alimentos, frigoríficos, o que também torna o município atrativo para se investir”, comenta.