Quase um quinto da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda conforme o Instituto, a população idosa vai chegar a 76 milhões em 2050.
Com a evolução da expectativa de vida, se faz cada vez mais necessário pensar na saúde e bem-estar do idoso, questão que será foco do 42° Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, realizado pela SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão). De 4 a 6 de agosto, cirurgiões da mão de várias partes do país se reunirão em Campinas, São Paulo, para compartilharem conhecimentos e se atualizarem nos tratamentos de patologias da mão do adulto e do idoso, nos casos de afecções não traumáticas, além das lesões de tendões flexores e da técnica Walant.
Entre os pontos que serão abordados, estão a artrose da mão, anomalia de Linburg-Comstock - Comparação da prevalência em mulheres com e sem diagnóstico clínico de Síndrome do Túnel do Carpo, novidades do tratamento do dedo em gatilho, da tenossinovite De Quervain, além de questões voltadas à atuação médica, como a relação médico e paciente no passado, presente e perspectivas futuras. A programação inclui palestrantes de outros países, como Estados Unidos, México e Argentina.
Durante o Congresso, será lançado o terceiro livro da série “Atualização em Cirurgia da Mão”, sobre afecções não traumáticas, muitas direcionadas aos cuidados e tratamentos das mãos do adulto e do idoso.
“O programa científico do Congresso está bem completo e abrangente, revisando todas as áreas de atuação da especialidade Cirurgia da Mão. Uma excelente oportunidade de aprendizado, revisão de conteúdo e troca de experiências”, ressalta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Samuel Ribak.
Serviço
42° Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão
Data: De 4 a 6 de agosto
Local: Expo D. Pedro - Avenida Guilherme Campos, 500 – Bloco II Jardim Santa Genebra, Campinas/SP
Mais informações no site mao2022.com.br