Na atual estação, o inverno, aumentam os casos de doenças respiratórias, mas também traz desconfortos físicos, como dores musculares ou nas articulações. Isso acontece porque, em dias frios, os músculos e tendões se contraem, aproximando as articulações, causando dores, que podem ser mais intensas para aqueles que sofrem de artrose ou artrite.
Diversas pesquisas feitas ao redor do mundo relacionam determinadas dores a mudanças climáticas. O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional do Rio Grande do Sul (SBOT-RS), Dr. Marcos Paulo de Souza, explica que as terminações nervosas tendem a ficar mais sensíveis nas ocasiões de baixa temperatura, o que acaba influenciando o surgimento de dores musculares.
"Existem alguns fatores que são responsáveis pelo desconforto ocasionado pelo frio e, entre os mais comuns, estão a sensibilidade aguçada das terminações nervosas e os músculos e os tendões contraídos”, fala. “Também no frio, o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las. Isso gera maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores”, completa.
O presidente da SBOT-RS ressalta que a melhor forma de evitar e prevenir as dores de inverno é se movimentar. “A prática de atividade física é o melhor remédio para o alívio e prevenção de dores, mas importante lembrar que deve ser feita após avaliação médica”, salienta.
Outro ponto levantado pelo especialista é a importância do alongar-se. “Fazer alongamento durante o dia é fundamental, pois o corpo precisa desse tipo de movimento para desempenhar um bom funcionamento", conclui.