01/08/2022 às 10h22min - Atualizada em 01/08/2022 às 11h50min

Ciclo de palestras gratuito aborda desafios das escolas com a saúde mental pós pandemia

Programação do Centro de Formação, que reúne especialistas, é voltado para a família e irá abordar conflitos nos relacionamentos interpessoais

SALA DA NOTÍCIA Divulgação
Divulgação
O Centro de Formação da Vila, da Bahema Educação, que tem como propósito contribuir para a formação de equipes e gestores escolares por meio de cursos, palestras e mesas-redondas, promove entre os meses de agosto e setembro uma rodada de palestras gratuitas e online com o tema “Bem estar: a potência da escola para o enfrentamento dos desafios pós pandemia”. Nos dias 4, 11, 18 e 25 de agosto e 1º de setembro, os eventos,      voltados para as famílias e educadores, contarão com a presença de especialistas que vão abordar temas distintos e contribuir com a reflexão sobre a complexidade deste momento que vivemos. 

A retomada das aulas no contexto pandêmico tem sido desafiadora para todos da comunidade escolar. Os educadores têm relatado aumento de casos de quadros como ansiedade e depressão neste ano letivo. Os alunos, por sua vez, têm apresentado mais sintomas como coração acelerado, falta de ar, crises de choro, sudorese, dificuldades emocionais e inseguranças. Estudos, inclusive, colaboram com este cenário. Segundo uma pesquisa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, foi constatado que 69% dos 642 mil alunos ouvidos no estudo relataram sequelas na saúde mental.  

“Esses sintomas, comum e presente entre os estudantes nessa retomada das aulas, pode ser tratado com acolhimento, algo que a escola faz muito bem. Como educadores, temos que tematizar o convívio comum, favorecer atividades de integração de qualidade. O ciclo de palestras vem para destacar diferentes aspectos dessa problemática e como podemos atuar de forma mais propositiva para enfrentar agora as consequências do isolamento social”, explica Sônia Barreira, diretora pedagógica da Bahema Educação. 
As palestras irão acontecer entre às 19h30 e 21h e serão transmitidas pelo Youtube do Centro de Formação.      

Serviço
“Bem estar: a potência da escola para o enfrentamento dos desafios pós-pandemia
Quando: 4, 11, 18 e 25 de agosto e 1º de setembro
Valor: Gratuito e sem necessidade de inscrição prévia
Exibição: Youtube do Centro de Formação

PROGRAMAÇÃO
  • Dia 4 de agosto, quinta-feira, das 19h30 às 21h    
“Afeto e amizade: o espaço dos conflitos nos relacionamentos interpessoais”
Com Catarina Carneiro Gonçalves, pedagoga, mestre e doutora em educação. É Professora da Universidade Federal de Pernambuco, onde pesquisa temas ligados ao desenvolvimento infantil, com ênfase ao desenvolvimento moral das crianças. 
 
  • Dia 11 de agosto, quinta-feira, das 19h30 às 21 horas
“A retomada da grande aventura escolar”
Com Rinaldo Voltolini
 
  • Dia 18 de agosto, quinta-feira, das 19h30 às 21 horas
“A linguagem do corpo: movimentos, agitação e concentração. Indicadores do bem e do mal-estar!”
Com André Trindade, autor, terapeuta e educador. Psicólogo formado pela PUC-SP e psicomotricista com formação em Cadeias Musculares e Articulares GDS. Seu trabalho tem foco no aspecto integrador do corpo, das funções afetivas, sociais e cognitivas. Atua clinicamente e também como consultor de escolas públicas e privadas.

 
  • Dia 25 de agosto, quinta-feira, das 19h30 às 21 horas
“Imagem e identidade: os cancelamentos nas redes sociais e a identidade de grupo na adolescência”
Com Christian Dunker, psicanalista, coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise, analista membro da Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano
 
  • Dia 1º de setembro, quinta-feira, das 19h30 às 21 horas
“Entre o remendar e o tecer: escola e famílias juntas por uma educação antirracista”
Com Clarissa Brito, professora da escola Parque, pedagoga com especialização em Educação Infantil pela PUC-Rio e Psicopedagoga pelo Pró Saber. Atua na formação continuada de professores no desenvolvimento de uma educação antirracista. Atuou também como colaboradora do Instituto LER, na elaboração do livro "Minha Primeira Coleção"- Arte Contemporânea para Crianças, da Editora Nankin. É autora do livro “O Enegrecer Psicopedagógico: um mergulho ancestral''.

Sobre o Centro de Formação
O Centro de Formação foi fundado em 1980 junto com a Escola da Vila com dois objetivos principais: formação continuada das equipes pedagógicas das escolas do grupo      e oferta de cursos para escolas públicas e privadas. Desde a década de 80 produz, compartilha e dissemina reflexões e conhecimento didático-pedagógico derivados das contribuições da psicologia e pedagogia contemporâneas e das práticas desenvolvidas pelos profissionais da Escola da Vila. Com     o grupo de escolas contemporâneas  da Bahema Educação – Escola Parque e Centro Educacional Viva (RJ), Escola da Vila e Escola Viva (SP), Grupo Balão Vermelho (MG),                      Colégio Apoio (PE) e Escola Autonomia(SC) , o Centro de Formação ampliou sua equipe de formadores. 

Sobre Bahema Educação
A Bahema Educação, companhia de capital aberto (BAHI3) e uma das principais empresas de educação privada do país com foco em ensino básico, oferece educação de qualidade por meio de instituições      que seguem linhas pedagógicas complementares, sendo um grupo com perfil de escolas contemporâneas     , outro de      bilíngues/internacionais e a Escola Mais, que visa levar uma educação de qualidade em tempo integral a preços acessíveis. Tem hoje 13 marcas em cinco estados, entre elas, Escola da Vila (SP), Escola Viva (SP), BIS – Brazilian International School (SP), Escola Mais (SP), Escola Parque (RJ), Centro Viva (RJ), Fórum Cultural (RJ), Grupo Balão Vermelho (MG), Escola Autonomia (SC), EIU (SC) e Colégio Apoio (PE). 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp