A prefeitura de Pelotas e a Polícia Civil investigam um suposto caso de assédio sexual. Conforme informações, um servidor público teria filmado colegas de trabalho em um banheiro da secretaria de Transporte e Trânsito. O equipamento utilizado foi encontrado por funcionárias dentro de um lavabo unissex do prédio.
Em nota, a gestão do município no sul do Rio Grande do Sul afirmou que "a prefeita Paula Mascarenhas tomou conhecimento de um caso de assédio sexual que teria ocorrido em uma secretarial municipal. Paula vai solicitar a suspensão preventiva do funcionário público denunciado, que já está afastado, e a instauração imediata de um Processo Administrativo Disciplinar, para apurar o ocorrido. O caso também foi registrado na Delegacia da Mulher. A denúncia segue agora em investigação com os órgãos competentes. "
O equipamento teria sido localizado no ralo ao lado da pia de um banheiro. Funcionárias da prefeitura localizaram o dispositivo em um banheiro unissex. A Polícia Civil foi acionada e agora instaurará um inquérito. O funcionário será ouvido ao longo da próxima semana.
Também através de nota, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) afirmou repudiar veementemente a conduta ao qual o funcionário é investigado.
“Não podemos aceitar esse tipo de acontecimento em nenhum lugar, principalmente no serviço público, onde atendemos o cidadão. Eu repúdio veementemente este tipo de conduta e determinei à Secretaria de Governo a elaboração de um Decreto Municipal para regulamentar procedimentos e formas de punição de assédio sexual no âmbito do serviço público municipal, assim como para o acolhimento e apoio às vítimas”, afirma Paula.