A Polícia Civil e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) investigam um ataque a tiros contra uma das quatro torres instaladas na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) para bloquear sinais de telefones celulares. Não foi divulgado se houve prejuízos a estrutura.
Confira nossos perfis no Instagram, Twitter e Facebook e tenha acesso a todas nossas notícias.
O caso aconteceu no sábado (20/08), quando três homens, escondidos no matagal ao lado da penitenciária, deram vários tiros contra a torre número dois. Servidores da Susepe escutaram os disparos e acionaram a Brigada Militar, que faz a guarda externa dos presídios. Houve buscas na região durante toda noite de sábado, mas nenhum suspeito foi localizado.
O titular da Delegacia de Polícia de Charqueadas, Marco Schalmes, diz que o caso “está sendo apurado” e ainda não dá mais detalhes.
A Secretaria Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) diz que as torres ainda estão em fase de teste e que a Suspe está apurando os fatos e, por isso, ainda não tem como detalhar se algum equipamento foi danificado, informou a GaúchaZH.
Bloqueadores
A PASC foi uma das primeiras de 15 penitenciárias do Estado que vão receber os bloqueadores de sinal de celular e que, também, impedem sobrevoos de drones. A instalação se iniciou no mês de maio deste ano e a previsão de conclusão é para novembro.
No total, o governo estadual investiu mais de R$ 29 milhões nos equipamentos, instalados em casas prisionais que têm sob custódia quase 50% dos detentos em regime fechado no Estado. O custo operacional será de R$ 5 milhões por mês. Com informações da GZH.
The post Criminosos atiram contra torre para bloqueadores de celulares na PASC appeared first on Porto Alegre 24 horas.