Dez homens submetidos a condições degradantes de trabalho foram resgatados pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (20) em Içara, no Sul de Santa Catarina. Durante a operação, três pessoas foram presas em flagrante, suspeitas de exploração de trabalho análogo à escravidão e tráfico de drogas.
A ação foi desencadeada após a denúncia de um homem de 36 anos, abordado na Avenida Procópio Lima, que possuía um mandado de prisão por furto. Enquanto era conduzido ao presídio, ele revelou às autoridades que trabalhava em uma lavoura de fumo onde recebia drogas, alimentação e moradia em condições insalubres como forma de pagamento.
Com base nas informações, a Polícia Militar foi até uma residência no loteamento Antônio Lima, onde encontrou os trabalhadores vivendo em situações precárias. No local, também foram apreendidas porções de crack, cocaína e maconha.
Um homem de 59 anos e seus dois filhos, de 21 e 22 anos, foram detidos e encaminhados à Polícia Federal de Criciúma, juntamente com as vítimas. A investigação busca identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a extensão dos crimes.