Três homens foram presos na manhã dessa terça-feira (30) por estupro de uma criança em Viamão. Dois deles são tios da menina e o outro é o companheiro da avó materna da criança.
De acordo com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Viamão a investigação ainda está em andamento. Outros dois homens estão foragidos por também terem estuprado a criança.
Quatro tios abusaram sexualmente da sobrinha, que atualmente está com sete anos, juntamente com o companheiro da avó materna da criança. A delegada responsável pelo caso, Marina Dillemburg, informou que a menina começou a ser abusada quando tinha cinco anos.
Os homens ameaçavam que iam matar a criança e a mãe dela, por isso a menina teria ficado quieta. Ela só se sentiu à vontade para contar para a mãe, depois que a mulher pediu uma medida protetiva contra os irmãos e elas foram morar em abrigo.
A mãe fez a denúncia e as investigações começaram. A criança já foi submetida às perícias física e psíquica, que comprovaram os abusos, que ocorreram em situações diferentes.
A delegada informou ainda que os quatro tios e o companheiro da avó tiveram as prisões preventiva decretada e serão indiciados por estupro de vulnerável. Ela apontou ainda que a avó poderá ser responsabilizada por omissão, por saber o que acontecia com a criança e não fazer nada pra impedir.
Violência contra crianças – como denunciar?
Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil, é necessário procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para o Disque 100. A Polícia Civil do RS dispõe também dos fones (51) 2131.5700 (para Porto Alegre), 0800 642.6400 e (51) 9.8418.7814 (WhatsApp e Telegram).
Disque 100: mantido pelo Governo Federal, recebe, encaminha e monitora denúncias de violação de direitos humanos. A ligação pode ser feita de telefone fixo ou celular e é gratuita. Funciona 24 horas, mesmos aos finais de semana e feriados. A denúncia pode ser anônima.
Aplicativo “Proteja Brasil”: disponível para smartphones e tablets, o aplicativo gratuito, mantido pelo Governo Federal, recebe denúncias identificadas ou anônimas. Também disponibiliza os contatos dos órgãos de proteção nas principais capitais.
Conselho Tutelar: é o principal órgão de proteção a crianças e adolescentes. Há conselhos tutelares em todas as regiões. A denúncia pode ser feita por telefone ou pessoalmente, e as unidades estão funcionando em horários diferenciados.
Delegacias de Polícia: seguem abertas 24 horas. Tanto as delegacias comuns quanto as especializadas recebem denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Polícia Militar: em caso de emergência, disque 190. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.
Fonte: Blog do Juares
The post Criança é estuprada por 4 tios e por companheiro da avó materna na região metropolitana appeared first on Porto Alegre 24 horas.