Um homem identificado como Cristian Tonin, de 38 anos, foi preso nesta quarta-feira, dia 31, após fingir o próprio sequestro e extorquir a esposa, em Florianópolis, no litoral de Santa Catarina.
Cristian tem mais de 10 mil seguidores no Instagram e dizia ser coach há 10 anos. Ele também atuava como assessor na prefeitura da cidade onde vivia no Rio Grande do Sul.
Nas redes sociais, Cristian compartilhava vídeos e textos com mensagem de autoajuda e sua rotina. Ele se apresentava como mentor, consultor, palestrante e professor em seu site. O serviço de coaching era oferecido de forma semanal.
Segundo o NSC, o homem também era assessor do prefeito de Farroupilha (RS). Após a prisão, ele foi exonerado.
Extorsão
Conforme a Polícia Civil, Cristian tentou extorquir a companheira com o falso sequestro. A mulher chegou a receber um pedido de resgate. O coach sumiu na terça-feira, dia 30, quando teria saído para uma caminhada. O contato com a esposa foi feito na manhã desta quarta.
Por ligação de outro número de celular, o homem teria simulado ser outra pessoa e dito que teria sido sequestrado e que só seria libertado mediante pagamento.
A polícia descobriu que o coach veio de ônibus para Florianópolis e que chegou a se hospedar em um hotel na cidade. Ele foi preso dentro de um ônibus com destino a Porto Alegre, portando duas pistolas calibre 9mm e um revólver calibre 32.
Conforme a polícia, ele alegou ter dívidas na cidade onde reside, com pessoas que entregaram dinheiro para ele investir. Sem conseguir saldar os supostos “investimentos” feitos, o coach teve a ideia de fugir e simular o próprio sequestro.
Cristian foi preso em flagrante pelos crimes de extorsão e porte ilegal de armas de fogo. A defesa do homem não se manifestou.