26/09/2022 às 11h15min - Atualizada em 27/09/2022 às 00h00min
Mulheres são mais propensas a terem Neuroma de Morton
Lesão ocorre em um nervo do pé e uso de salto alto é uma das causas do problema, explica ABTPé
SALA DA NOTÍCIA Patricia Soares
Considerado sinônimo de elegância, muitas mulheres não dispensam o uso de sapatos de salto alto. Mas utilizá-lo com frequência pode desencadear o Neuroma de Morton, lesão que ocorre em um nervo do pé, com mais frequência no terceiro e o quarto dedo e, em algumas situações, complicações podem incorrer na necessidade de procedimento cirúrgico.
O presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Dr. Luiz Carlos Ribeiro Lara, explica que o Neuroma de Morton caracteriza-se pelo espessamento no tecido ao redor dos nervos dos pés causando, uma espécie de nódulo, resultando em dor, sensibilidade e incômodo nos pés. “Geralmente, o problema atinge pacientes adultos em qualquer idade, mas há uma incidência maior em mulheres por conta do salto alto e calçados de bico fino, que colocam pressão extra sobre os dedos do pé,”, fala o especialista.
De acordo com o ortopedista, existem dois tipos de tratamento para a síndrome: o conservador, no qual são indicados analgésicos, anti-inflamatórios e compressas para aliviar a dor, além do uso de palmilhas ortopédicas e fisioterapia. Nos casos refratários a esses tratamentos, a cirurgia é indicada para ressecção do nervo.
Para prevenir, o presidente da ABTPé recomenda o uso de saltos com até três centímetros e definir um limite de tempo para utilizar esse tipo de calçado. “Procure modelos com saltos mais baixos e mais largos, que exercem menos pressão no pé e oferecem mais estabilidade. E os de saltos mais alto, é recomendado o uso com moderação. Varie nos modelos, certifique-se que são calçados adequados, que ofereçam proteção para não expor os pés à mesma fricção ou pressão”, conclui.