28/09/2022 às 09h16min - Atualizada em 28/09/2022 às 09h16min

AVC: Só em setembro, doença já matou mais de 200 pessoas por dia

Rede Brasil AVC dá o start de campanha mundial de combate à doença, que será em outubro

Assessoria de Imprensa: Predicado Comunicação
Assessoria de Imprensa: Predicado Comunicação

Só no mês de setembro, do dia 1º ao dia 20, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) matou 4.236 brasileiros, o equivalente a 211 óbitos diários. O número de vítimas fatais da doença é maior do que as mortes registradas no período por infarto (4.045) e Covid-19 (503).

 

Neste ano, o AVC vitimou 80.149 pessoas, cenário que vem aumentando a cada ano: em 2019, entre janeiro e setembro, foram 74.833 casos e, em 2021, 78.109 mortes.

 

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando falta sangue em alguma área do cérebro e que corresponde entre 80% e 85% dos casos; e o hemorrágico, quando um vaso (do tipo artéria, raramente uma veia) rompe.

Os principais sinais de um AVC são perda de força súbita e/ou dormência súbita de um braço e/ou perna e/ou face, especialmente em metade do corpo; dificuldade de falar ou entender a fala; tontura; alterações visuais súbitas em um olho, nos dois olhos ou na metade de cada olho; dor de cabeça súbita e intensa, diferente do habitual.


 

No dia 29 de outubro será celebrado o Dia Mundial do AVC e, ao longo de todo o mês, acontecerá ampla campanha realizada pela WSO em parceria com a Rede Brasil AVC para reforçar o combate à doença e a conscientização sobre o socorro ágil, lembrado pelo tema da ação “O tempo é precioso”.

 

O ato conta com o engajamento de empresas, hospitais e outras instituições no compartilhamento de importantes informações sobre o AVC e a campanha terá ação ainda maior de 22 a 29 de outubro, na Semana do AVC, com série de atividades, além de conteúdos que podem ser acompanhados pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) e no site da Rede Brasil AVC

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp