30/09/2022 às 17h09min - Atualizada em 30/09/2022 às 20h00min

Instituto Ronald McDonald alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Campanha anual tem propósito de conscientizar e informar a população sobre a prevenção do câncer em crianças e adolescentes

SALA DA NOTÍCIA Paula Granha Fiuza
O mês de setembro promove a campanha anual Setembro Dourado, com foco em alertar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e a importância de identificar precocemente a doença, fator determinante para que o tratamento tenha mais chances de apresentar resultados positivos.  Com sintomas que podem ser silenciosos, principalmente porque se confundem com outros sinais de doenças comuns da infância, como febre ou dores de crescimento, profissionais de saúde e a sociedade precisam ter conhecimento sobre os riscos da enfermidade e saber o encaminhamento adequado para as crianças ou adolescentes que apresentam possíveis sintomas.

O câncer é uma das doenças que mais mata crianças e jovens de 1 a 19 anos, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para mudar esse cenário e aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil, o Instituto Ronald McDonald, instituição sem fins lucrativos presente há mais de 23 anos no país, investe em projetos de capacitação para profissionais e estudantes da área de saúde, com o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, de forma a ampliar a identificação precoce da doença.

O Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil busca promover a identificação precoce da doença por meio de capacitações de profissionais de saúde, além de estudantes de medicina e enfermagem. Em 14 anos, o programa já capacitou mais de 28 mil profissionais e estudantes de saúde, impactando milhares de crianças e adolescentes. Desde 2020, o Programa também conta com uma metodologia em um formato totalmente digital.

“No Brasil, o tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantojuvenil ainda é muito longo e por isso muitos pacientes chegam ao tratamento em fase avançada da doença. Para mudar esse cenário, um dos caminhos é o diagnóstico precoce”, destaca Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald. 


Sinais e sintomas 
De acordo com Renato Melaragno, oncologista pediátrico, do hospital Santa Marcelina de São Paulo e membro do comitê científico do Instituto Ronald McDonald, os principais sintomas do câncer infantil e juvenil são:
  • Palidez inexplicada;
  • Perda de peso;
  • Febre prolongada sem causa aparente;
  • Hematomas ou sangramento;
  • Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços;
  • Caroços ou inchaços - especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
  • Vômitos acompanhados da alteração de visão e equilíbrio;
  • Tosse persistente ou falta de ar;
  • Sudorese noturna
  • Reflexo branco no olho quando incide uma luz;
  • Olho aumentado de tamanho com mancha roxa; 
  • Inchaço abdominal
  • Dores de cabeça incomum, persistente ou grave
  • Fadiga, letragia, ou mudanças no comportamento, como isolamento

Atenção, os sinais descritos são comuns a inúmeras doenças da infância menos graves, não significam que a criança ou o adolescente tem câncer, ao profissional de saúde saber a diferenciação e nunca medicar a criança sem um diagnóstico correto, acarretando um tratamento inadequado.  “Em nosso meio, cerca de 30% das crianças com leucemia recebem tratamento prévio com corticoide para sintomas respiratórios antes do diagnóstico da leucemia, reduzindo as chances de cura.”, afirma o oncologista.

Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais de 23 anos atua para propiciar saúde e bem-estar de crianças, jovens e suas famílias e contribui para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação de estudantes e profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp