Os bombeiros realizam buscas ao piloto da aeronave que caiu no Lago Guaíba, na noite dessa segunda-feira (4). Luiz Cláudio Petry, de 43 anos, decolou em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, para um voo curto até a região do bairro Belém Novo, na zona Sul de Porto Alegre. O incidente aconteceu em um ponto próximo ao bairro Ponta Grossa.
Até o momento, foram localizadas apenas partes da aeronave – incluindo a cauda e o motor. A hipótese é de que o restante do monomotor e o piloto estejam próximos aos destroços que já foram recolhidos. Barcos e helicópteros auxiliam nas buscas, lideradas por três bombeiros da equipe aquática e três da equipe de mergulho.
“O local onde achamos a aeronave fica a cerca de 20m da orla. À noite, tivemos problemas com a baixa visibilidade e o vento, que estava bem forte. Agora, as condições estão melhores e esperamos que o frio diminua. Apesar de estarmos com roupas de proteção térmica, sempre precisamos cuidar do nosso efetivo”, explica o tenente Rafael Vieira.
Petry é um dos donos da aeronave. Os sócios, que trabalham com ele, estiveram no local do incidente. “Essa era uma aeronave moderna, bem equipada, e o piloto era muito experiente. Tinha cursos para fazer pousos em situações difíceis. Mas, pelo o que entendemos até agora, o avião apresentou uma pane”, ressalta Vieira.
Os destroços do monomotor serão levados ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que vai investigar as causas da queda.