Nove pessoas foram presas e um arsenal pertencente a facção criminosa atuante na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS foi apreendido em operação realizada na manhã desta quinta-feira (20), em Cachoeirinha. A ação teve a participação das Polícias Civis de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Segundo o Delegado Jackson Pessoa, da DIC/São Joaquim-SC, o órgão policial catarinense desenvolveu investigação acerca de grupo criminoso especializado na modalidade delitiva conhecida como “golpe dos nudes”, a fim de apurar a autoria dos fatos e bloquear bens para ressarcimento as vítimas. Com base na investigação, foram expedidos 10 mandados de prisão, 18 mandados de busca domiciliar, além das ordens de bloqueio de bens.
Paralelamente, a 2DIN/DENARC-RS desenvolvia investigação iniciada quando da eclosão de guerra entre facções na Capital gaúcha e que objetivava apurar o envolvimento de indivíduo recentemente egresso do sistema prisional com um dos grupos, notadamente financiado a compra de armas e entorpecentes. De acordo com o Delegado Wagner Dalcin, o principal alvo da investigação havia sido preso em flagrante em junho do corrente ano, em Cachoerinha, por porte ilegal de arma de fogo, e novamente em setembro, em Florianópolis/SC, após expedição de mandados de prisão e de busca domiciliar para a residência onde estava homiziado.
Com a prisão levada a efeito em setembro, iniciou-se a troca de informações entre os órgãos policiais para a finalidade de articular ações conjuntas contra o grupo. Na manhã de hoje, 56 policiais gaúchos e catarinenses foram mobilizados para o cumprimento das ordens judiciais, sendo presas nove pessoas. Um dos alvos das investigações foi localizado, em diligências posteriores ao cumprimento do mandado, em um condomínio localizado em Cachoerinha/RS, local utilizado como depósito de armas e drogas e onde o preso armazenava 12 tijolos de crack, 03 tijolos de cocaína e 03 tijolos de maconha, 04 fuzis de calibre restrito às forças policiais, 03 espingardas calibre 12, 03 pistolas 9mm, além de mais de 500 munições de diversos calibres e de dezenas de carregadores para as armas.
Conforme os Delegados, o prejuízo à facção ultrapassa a cifra de R$ 500 mil, e as investigações demonstram o modus operandi das facções criminosas, que se utilizam de parte do lucro obtido com a perpetração de golpes para o fim de financiar o tráfico de armas e de drogas.
The post Arsenal de facção criminosa é apreendido na região metropolitana de Porto Alegre appeared first on Porto Alegre 24 horas.