02/12/2022 às 10h26min - Atualizada em 03/12/2022 às 00h05min

Presidente da UNIDAS fala sobre o sistema de saúde brasileiro e o papel das autogestões no VI Seminário Internacional sobre Ética na Gestão da Saúde, no Vaticano

Participantes também tiveram uma audiência particular com o Papa Francisco em evento que debateu os eixos relacionados à saúde a partir de suas diferentes abordagens

SALA DA NOTÍCIA Notícias da Saúde
Notícias da Saúde
Divulgação

São Paulo, novembro de 2022 – O presidente da UNIDAS (União Nacional das Instituições em Autogestões em Saúde) Anderson Mendes discursou sobre o impacto do estilo de vida na saúde da sociedade e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) aos brasileiros em sua participação no VI Seminário Internacional sobre Ética na Gestão da Saúde, na Cidade do Vaticano, entre os dias 21 e 25 de novembro. No evento que debateu os eixos relacionados à saúde a partir de suas diferentes abordagens, os seminaristas também participaram de uma audiência particular com o Papa Francisco.  

Organizado pela Fundação Consenso Salud, o encontro e reuniu representantes de instituições públicas e privadas e referências nacionais e internacionais sobre Saúde. Tendo como eixo transversal a ética e a integração entre gestão, educação e regulação, as conversas buscaram o diálogo construtivo e a perspectiva humanística, sanitária e religiosa do ser a partir dos cenários do segmento nos setores públicos e privados. 

Para expor o cenário brasileiro, o presidente da UNIDAS destacou alguns aspectos fundamentais do setor no país. “Um dos apontamentos refere-se ao melhor gerenciamento da saúde individual, que gera consequências diretas em uma melhor qualidade de vida”, relembrou. Mendes também expos as dicotomias em relação ao SUS. “Temos uma desigualdade enorme no atendimento entre público e o privado. E, mesmo com essa realidade, tivemos a promulgação da Lei Federal 14.454, que aprofunda a desigualdade no atendimento suplementar ao privilegiar as demandas individuais de quem tem acesso à justiça em detrimento ao coletivo.” 

O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello Filho; o presidente da Universidade Corporativa Abramge (UCA), Carlito Marques; o vice-presidente do Grupo Hapvida Notredame Intermédica, Celso Dias Lopes; e a secretária executiva da ANS, Lenise de Mello Secchin, também integraram o painel que discutiu o papel da saúde complementar na geração de acesso à saúde no Brasil. 

O seminário internacional é dirigido pelo bispo auxiliar de La Plata e secretário geral da Conferência Episcopal Argentina, monsenhor Alberto Bochatey, e pelo presidente da Associação Latino-Americana de Sistemas Privados de Saúde e diretor do Consenso Saúde, Cristian Mazza, e contou com a participação dos principais líderes da América Latina e do Caribe para abordar os temas incluídos na agenda por meio seus conhecimentos como contribuição técnica e humana a serviço dos objetivos fundacionais. 

Sobre a UNIDAS    

A UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil - segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 100 filiadas nos Estados e no Distrito Federal.    

Ciente do seu compromisso de discutir a saúde suplementar, a entidade tem como objetivo fortalecer a competitividade das autogestões, levar soluções e conhecimento para as instituições e atuar permanentemente junto às agências reguladoras – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional, entre outras instâncias governamentais. Anualmente, dois grandes eventos são promovidos – o seminário e o congresso, ambos com o intuito de difundir conhecimento, promover a troca de informações e incentivar o debate sobre gestão de saúde. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp