O foragido número um do Rio Grande do Sul foi capturado no Rio de Janeiro pela Polícia Civil após inúmeras fugas e vida de luxo no exterior. O criminoso, um dos chefes da facção com berço no Vale do Sinos, foi encontrado no último domingo (15) em um restaurante de alto padrão numa praia da Barra da Tijuca.
A PC não informou o nome do preso, mas a reportagem apurou que se trata de Fernando Luis do Val Junior. Ele é natural de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.
Em 2022, o investigado foi um dos principais alvos da Operação Kraken, ação deflagrada pela 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Sapucaia do Sul contra a maior organização criminosa do Sul do País, a qual exerce papel de chefia.
Segundo o delegado Gabriel Borges, do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Val Junior começou no mundo do crime há pouco mais de uma década, praticando estelionatos e se aproximando de grandes lideranças em razão de vínculos parentais.
Pelo seu conhecimento e articulação, rapidamente ascendeu no mundo do crime. Passou a operar também outros crimes patrimoniais e atuar na lavagem de dinheiro com uso de pedras preciosas.
Ele era piloto de corrida automobilística e piloto de aeronaves, e com isso ingressou no esquema de tráfico internacional de drogas, principalmente no transporte de cocaína de países produtores, como Peru e Bolívia, ao Rio Grande do Sul. (JG)
The post Polícia Civil prende foragido número 1 do Rio Grande do Sul em praia carioca appeared first on Porto Alegre 24 horas.