28/01/2023 às 14h52min - Atualizada em 29/01/2023 às 00h00min

Caso Tyre Nichols: relembre outras vítimas de violência policial contra negros nos EUA

Estados Unidos registra onda de protestos após a morte de Nichols. Nos últimos anos, diversos casos semelhantes de violência policial foram registrados no país, como a morte de George Floyd.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/28/caso-tyre-nichols-relembre-outras-vitimas-de-violencia-policial-contra-negros-nos-eua.ghtml

Estados Unidos registra onda de protestos após a morte de Nichols. Nos últimos anos, diversos casos semelhantes de violência policial foram registrados no país, como a morte de George Floyd. Vídeo mostra o jovem negro Tyre Nichols sendo espancado por policiais nos EUA dias antes de morrer
A morte de Tyre Nichols após ser agredido por policiais em Memphis, nos Estados Unidos, não é somente um caso isolado de violência policial contra negros no país. Nos últimos anos, diversas outras ocorrências do tipo foram registradas, inclusive com mortes. Relembre os casos a seguir.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
▶️ Breonna Taylor: a jovem negra tinha 26 anos e morreu após ser baleada por policiais, em março de 2020. Ela trabalhava como auxiliar de enfermagem.
A polícia invadiu o apartamento onde Breonna morava, em Louisville. A ação fazia parte de uma investigação contra o ex-namorado dela, por tráfico de drogas.
O novo namorado dela acreditou que a invasão, na verdade, fosse um assalto. O homem acabou disparando com uma arma de fogo, que era legalizada.
Os policiais reagiram e atiraram diversas vezes. Cerca de 20 tiros atingiram Breonna Taylor, que morreu.
A polícia disse que tinha um mandado que autorizava os agentes a entrarem na casa sem aviso prévio.
Seis meses depois da morte, a Prefeitura de Louisville disse que ia pagar uma indenização de US$ 12 milhões à família da vítima.
Em agosto de 2022, o governo dos EUA acusou criminalmente quatro polícias pelo homicídio da jovem.
Breonna Taylor, jovem morta em ação policial nos EUA em março
Courtesy of Taylor Family attorney Sam Aguiar via AP, Arquivo
▶️ George Floyd: um dos casos de maior repercussão, a morte de Floyd aconteceu em maio de 2020 e levou milhões às ruas nos EUA e no mundo, incluindo no Brasil. A frase "I can't breath (eu não consigo respirar)" virou lema dos protestos contra a violência policial.
O homem negro foi morto na cidade de Mineápolis, em 25 de maio de 2020.
Floyd teve o pescoço pressionado pelo joelho do policial Derek Chauvin por quase 10 minutos.
A polícia disse que foi chamada ao local porque Floyd teria tentado pagar uma conta com uma nota falsa de US$ 20.
A abordagem policial foi gravada, e as imagens mostram que Floyd não resistiu aos policiais. Veja no vídeo abaixo.
Quatro policiais envolvidos na morte foram presos, sendo que Derek Chauvin foi condenado a mais de 20 anos de prisão.
VÍDEO: Novas imagens mostram George Floyd implorando a policiais antes de ser morto
▶️ Rayshard Brooks: o homem foi morto a tiros em junho de 2020, poucos dias depois do assassinato de George Floyd, e também teve grande repercussão mundial.
O caso aconteceu em Atlanta, em 12 de junho de 2020, após a polícia ser acionada por uma rede de restaurantes.
O estabelecimento se queixou que um homem havia dormido no próprio carro e estava bloqueando a pista do drive-thru.
Brooks foi abordado pela polícia e confirmou que tinha bebido durante uma festa de aniversário. Ele aceitou fazer o teste de bafômetro, que confirmou a ingestão de álcool.
Depois do teste, os policiais quiseram algemar Brooks, mas ele tentou fugir. O homem e os policiais acabaram caindo no chão, e Brooks tomou uma arma de choque de um dos agentes.
Após correr, Brooks apontou a arma de choque para um policial que o perseguia. O agente sacou uma arma de fogo e disparou três vezes contra o homem negro. Veja no vídeo abaixo.
Com a repercussão da morte, dias depois, manifestantes incendiaram o restaurante onde o caso aconteceu. Além disso, um policial foi demitido, e a chefe de polícia de Atlanta renunciou ao cargo.
Mais um jovem negro é morto por policiais brancos nos EUA
▶️ Jacob Blake: o homem ficou gravemente ferido após ser baleado por um policial branco em agosto de 2020. O caso intensificou protestos contra o racismo e violência policial contra negros, nos EUA.
Jacob Blake foi baleado na cidade de Kenosha, no dia 23 de agosto de 2020.
A família dele afirma que ele foi abordado pelos policiais por estar tentando separar uma briga doméstica. Já a Associação de Policiais Profissionais de Kenosha afirmou que Blake estava tentando roubar um carro.
Um vídeo gravado por testemunhas mostra Blake sendo levado até um carro, enquanto é seguido por dois policiais armados. Ele foi baleado várias vezes após abrir a porta do veículo. Veja no vídeo abaixo.
A associação de policiais chegou a dizer que, antes dos tiros, Blake deu um mata-leão em um policial e estava com uma faca. No entanto, testemunhas disseram que o rapaz não segurava nenhum objeto.
Blake sobreviveu aos tiros, mas perdeu o movimento das pernas. O policial que atirou contra ele não foi denunciado criminalmente.
Imagens inéditas mostram ação da polícia que alvejou Jacob Blake pelas costas
▶️ Daniel Prude: em setembro de 2020, um vídeo que mostra policiais encapuzando um homem negro após uma abordagem repercutiu no mundo inteiro. Apesar de a imagem ter sido divulgada naquele mês, o caso aconteceu em março de 2020. O rapaz morreu.
O caso aconteceu em Rochester, no dia 23 de março de 2020.
A divulgação das imagens, cinco meses após a morte, foi feita no contexto das manifestações contra o racismo pela morte de George Floyd e violência contra Jacob Blake.
Segundo as investigações, a morte de Prude aconteceu depois que a polícia foi acionada pela família do rapaz, que pedia ajuda por causa de supostos problemas mentais do homem.
As imagens da ocorrência mostram Prude algemado e sentado no chão. Em determinado momento ele começa a se contorcer e gritar para que os policiais o liberassem. Veja no vídeo abaixo.
Em seguida, os agentes colocaram um capuz na cabeça do jovem. À época, a medida era padrão por causa da pandemia de Covid-19.
Prude continuou se debatendo, e um dos policiais segurou a cabeça do rapaz sobre o asfalto, apertando o capuz, enquanto o outro agente de segurança se ajoelhou sobre as costas da vítima.
Sem ar, Prude parou de gritar. Ele foi socorrido, mas morreu uma semana depois.
Em fevereiro de 2021, a Justiça decidiu não indiciar nenhum policial envolvido na morte.
Homem negro morre em mais um caso de abordagem violenta da polícia nos EUA
Morte de Tyre Nichols
Tyre Nichols tinha 29 anos e foi parado por cinco policiais, no dia 7 de janeiro. Toda a ação foi registrada por câmeras nos uniformes dos agentes de segurança.
▶️ Por que Tyre Nichols foi morto? O jovem foi parado enquanto dirigia sob a alegação de imprudência no trânsito.
A polícia disse em um comunicado que houve uma discussão com Nichols e que ele tentou fugir a pé.
O rapaz foi novamente alcançado por policiais e foi brutalmente espancado. As câmeras dos uniformes registraram as agressões.
Nichols foi socorrido por uma ambulância e morreu três dias após as agressões, em 10 de janeiro.
As imagens das agressões foram divulgadas recentemente e causaram uma onda de protestos.
Os cinco policiais envolvidos no caso foram demitidos e acusados de assassinato em segundo grau, agressão, sequestro, má conduta e opressão.
O presidente Joe Biden afirmou estar indignado com o caso.
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/28/caso-tyre-nichols-relembre-outras-vitimas-de-violencia-policial-contra-negros-nos-eua.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp