06/02/2023 às 10h20min - Atualizada em 06/02/2023 às 10h20min
União reconhece situação de emergência de Erechim em função da seca
Prejuízos chegam até o momento a R$ 51 milhões, transporte de água pela Defesa Civil de Erechim aumenta para 45 famílias na área rural.
Assessoria Prefeitura de Erechim
Assessoria Prefeitura de Erechim O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (MIDR) reconheceu a Situação de Emergência do município de Erechim. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, decretou Situação de Emergência, por meio do decreto n.º 5.562, de 23 de janeiro de 2023, devido aos problemas decorrentes da seca e dos prejuízos causados pela estiagem na área rural, que já chegam a R$ 51 milhões, segundo relatório técnico da Emater, que apontou perdas em lavouras de milho, soja, na produção de carne e leite.
O índice de chuvas (pluviométrico) no território de Erechim dos últimos meses foi inferior aos anteriores e muito abaixo da média histórica registrada para o período, resultando na falta de água potável para o consumo humano. Atualmente, 45 famílias estão recebendo água com caminhão-pipa da Defesa Civil de Erechim.