A penitenciária de Florianópolis, no bairro Agronômica, foi atingida por um incêndio no início da tarde desta quarta-feira (15). As chamas foram registradas em uma cela de segurança máxima por volta das 12h33, de acordo com os bombeiros militares.
Pelo menos três homens morreram – sendo que dois são naturais de outros Estados. Eles foram retirados inconscientes da cela e, em seguida, tiveram óbito confirmado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Segundo a SAP (Secretaria de Administração Prisional), os seguintes presos morreram: São eles: Danilo Barros (de Salvador, na Bahia), Robson da Silva (de Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina) e Gerbeson de Souza (do Ceará).
As chamas atingiram a célula 22, onde três presos de segurança máxima cumpriam pena. Os internos não recebiam visitas. A causa do incêndio é investigada por peritos dos bombeiros militares. Informações iniciais dão conta que as chamas começaram em um colchão.
Há também detentos que ficaram feridos – os bombeiros militares ainda contabilizavam as vítimas às 14h50 desta quarta. Segundo informações oficiais, a maioria dos feridos são presos de baixa periculosidade. Há 17 médicos no local classificando o comprometimento de cada atingido.
Pelo menos 30 presos foram retirados do local pelos agentes penitenciários. Seis caminhões dos bombeiros militares foram deslocados ao local para conter as chamas. A Polícia Militar atua na segurança da área externa. Não foi informada a origem do incêndio.
Fonte: Portal ND+.