A Operação Ignavos, que faz parte do inquérito que investiga a morte de Marcelo dos Santos, de 53 anos, ocorrida em 12 de dezembro de 2022 em Blumenau, revelou fatos chocantes sobre o crime. As investigações indicam que antes de ser morto, Marcelo foi levado até um dos apartamentos conhecido como “cantinho do castigo” e agredido por diversas pessoas.
Segundo o delegado Bruno Fernando da DIC (Divisão de Investigação Criminal), o espancamento teria sido uma ordem do crime organizado. A vítima foi espancada no interior do apartamento, após a morte ter sido “decretada” por integrantes de uma organização criminosa atuante no Estado de Santa Catarina por ter se envolvido em conflitos com moradores do residencial.
Na manhã desta segunda-feira (27), a Polícia Civil de Blumenau realizou a Operação Ignavos na cidade. Dois mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão foram realizados em um condomínio no bairro Passo Manso, na região denominada “Brooklyn” na cidade de Blumenau.
Um dos alvos, um homem de 37 anos que estava com mandado de prisão temporária, foi localizado na sua residência onde diversas porções de maconha, dinheiro, rolo de plástico filme, balança de precisão foram encontradas. Ele foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Outro alvo, um adolescente 16 anos, tinha em seu desfavor um mandado de busca e apreensão domiciliar no CASEP. No entanto, em sua residência foram encontradas drogas embaladas prontas para comercialização, aparelhos celulares e balança de precisão. Um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas foi realizado pela Polícia.
Uma mulher investigada também recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de falsa identidade após se passar pela sua mãe. Um termo circunstanciado para apurar a sua conduta foi instaurado.
Por fim, um homem de 18 anos foi preso em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas após policiais encontrarem em sua residência drogas e dinheiro. Além disso, materiais que serão analisados durante o inquérito policial que apura a autoria do crime contra a vida, também foram apreendidos.
Os homens de 37 e 18 anos foram encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau e o adolescente encaminhado ao CASEP de Blumenau.
Conforme relato da Polícia Militar na época, Marcelo foi agredido na noite de um domingo, próximo ao apartamento onde morava, no Condomínio Figueiras.
Os bombeiros socorreram o homem com diversos ferimentos e a filha teria contado que a vítima não soube dizer quem seriam os agressores ou o motivo da violência. Ele foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio, mas morreu na madrugada de segunda-feira (12).
Fonte: Portal ND+.