Neste sábado (18), durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, policiais da 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ªDPHPP) prenderam um dos líderes de uma organização criminosa estabelecida no bairro Santa Tereza, na zona Sul de Porto Alegre. O indivíduo preso é suspeito de ter cometido um homicídio na Capital no ano passado, motivado pelo ciúme do envolvimento da ex-mulher com a vítima. Ele invadiu a residência do homem, juntamente com outras seis pessoas, e o matou com diversos disparos de arma de fogo. Além disso, após o homicídio, ele também passou a ameaçar outros familiares da vítima, o que levou à sua prisão preventiva.
Durante a investigação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, e a ação contou com o apoio aéreo da Polícia Civil, devido à periculosidade da organização criminosa. O indivíduo preso é considerado perigoso e tem uma extensa ficha criminal, com 15 passagens policiais por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Ele já cumpriu parte de sua pena em um presídio federal com o objetivo de diminuir sua influência na facção.
Segundo o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Mario Souza, a prisão é um importante golpe contra o crime organizado, pois atingiu uma figura importante na hierarquia da organização. Souza também afirmou que a Polícia Civil continuará combatendo o crime organizado por meio de investigações qualificadas.