A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (9) a Operação Toyo, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em furtos de camionetas Toyota Hilux em municípios da região Norte do Estado. A ofensiva foi coordenada pelo delegado regional Schenkel, com atuação das delegacias de Sertão, Tapejara, Ibirubá, DRACO e 2ª DP de Passo Fundo, além do apoio da Brigada Militar, por meio do 3º RPMon.
Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Passo Fundo e um no interior de Ibirubá, mais precisamente na linha Pulador Sul. As investigações começaram após os furtos de duas Hilux nas noites de 28 e 30 de maio, em Tapejara e Sertão, respectivamente. Os dois crimes apresentaram características semelhantes.
A Hilux levada de Sertão foi posteriormente utilizada em uma tentativa de extorsão, com exigência de pagamento de resgate, sendo localizada dias depois, abandonada no interior de Ibirubá. Já o veículo furtado em Tapejara segue desaparecido.
Com a identificação de suspeitos, os policiais realizaram buscas simultâneas nas residências ligadas aos investigados. Em Passo Fundo, foi apreendido um Fiat Strada verde, apontado como o carro de apoio utilizado nos furtos. Também foram recolhidos diversos objetos e documentos que devem contribuir com o avanço das investigações.
No interior de Ibirubá, os agentes encontraram, escondida em um galpão, uma Hilux furtada durante a madrugada de hoje, novamente em Tapejara. O proprietário do veículo ainda não havia percebido o crime quando foi acordado pelos policiais e informado sobre a localização da camioneta. Um homem foi preso em flagrante por esconder o veículo na propriedade rural.
As investigações continuam envolvendo outras delegacias da região que registraram furtos de camionetas recentemente. A operação mobilizou cerca de 40 agentes das diferentes unidades participantes.